Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Presidente da Bial na UBI
Adriana Gonçalves · quarta, 9 de maio de 2018 · Região O auditório da Biblioteca Central da UBI recebeu o workshop de “qualidade, inovação e internacionalização”, direcionado aos alunos da terceira edição do MBA- Master in Business Administration. |
O convidado António Portela à conversa com o público. |
21974 visitas O curso MBA consiste numa especialização em gestão, administração e economia para pessoas que têm formação de base noutras áreas e procuram uma componente mais prática sobre negócios. António Portela, presidente executivo da empresa farmacêutica Bial, foi o convidado especial nesta edição. Na presença de 17 participantes e alguns docentes, António Portela contou a história da empresa fundada pelo seu bisavô em 1924, na cidade do Porto, e falou sobre o seu percurso profissional. Inicialmente, a Bial procurou desenvolver-se em Portugal criando novas tecnologias e adquirindo patentes para a venda dos seus medicamentos. Exemplo disso é o Zenibix, medicamento para a epilepsia, comercializado em farmácias europeias e norte-americanas. Atualmente, a Bial tem 922 colaboradores e é “uma empresa farmacêutica internacional de inovação”, nas palavras do presidente executivo. Licenciado em economia, António Portela integrou a equipa da empresa em 2004, com o objetivo de manter a Bial no seio familiar e potenciar o seu crescimento. Qualidade, inovação e internacionalização foram o mote do seminário e são também os eixos estratégicos da empresa, que hoje é uma referência no setor farmacêutico a nível internacional e está presente em 58 países. Ao longo dos anos, a Bial tem-se desenvolvido através da aprendizagem com as multinacionais. António Portela explicou que a empresa é rigorosa na escolha dos colaboradores e defendeu que o salário deve ser pago consoante o valor que os funcionários representam para a empresa, incentivando-os a aprender mais e a serem melhores a cada dia. Numa conversa informal, respondendo a questões dos participantes, o convidado focou a importância da formação dos empresários. António Portela explicou que a grande vantagem da empresa é integrar todos os passos, desde a investigação até à comercialização do produto. Todo o processo, desde o início da pesquisa até à colocação de um medicamento no mercado, pode durar cerca de 15 anos. O principal objetivo deste encontro era a partilha de experiências profissionais enriquecedoras para os alunos com formação em diversas áreas, como as ciências, que pretendem adquirir conhecimentos de gestão e administração. “Não é só a teoria que nos faz entender a área dos negócios, mas também o contacto com a parte industrial”, explicou Daniela Pureza, estudante do MBA. Arminda do Paço, presidente do Departamento de Gestão e Economia e docente do MBA, referiu a importância das vertentes da internacionalização, da inovação, da investigação e do desenvolvimento explicadas pelo orador e a relevância destes conceitos na formação dos participantes. “O feedback foi positivo, os alunos ficaram altamente motivados e saíram satisfeitos”, concluiu a docente. |
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|