Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Aula aberta esclarece alunos sobre psicologia escolar
Mafalda Fino Tavares · quarta, 2 de maio de 2018 · @@y8Xxv Evento surgiu para responder às dúvidas dos estudantes quanto à atuação do psicólogo nas escolas. |
Aula aberta de psicologia sobre o papel do psicólogo em contexto educativo |
22006 visitas No âmbito das unidades curriculares “Motivação e Emoção” e “Psicologia Escolar”, da licenciatura em Psicologia, a psicóloga Isabel Morais veio à Covilhã para dar uma aula aberta acerca do papel do psicólogo em contexto educativo. O evento decorreu no passado dia 27 de abril, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI. “Para mim é sempre importante falar do papel do psicólogo escolar e poder partilhar isso e mostrar o que realmente se faz”, disse Isabel Morais, psicóloga no Agrupamento de Escolas Coimbra-Oeste e oradora do evento, satisfeita com o facto de os alunos terem intervindo e colocado questões pertinentes. Durante a aula, os estudantes puderam aprender mais sobre os vários domínios e modelos de intervenção de um psicólogo escolar, nomeadamente o apoio psicológico e psicopedagógico, a orientação escolar e profissional, e o apoio ao desenvolvimento do sistema relacional da comunidade educativa. Ludovina Ramos, docente do departamento de Psicologia e Educação e uma das organizadoras da aula aberta, acredita que “é importante para os alunos saberem ouvir e fazerem as questões certas e, a partir da informação que lhes é dada, obterem mais informação que lhes permita dar o melhor contributo”. A iniciativa serviu para os alunos terem acesso a um tipo de informação que advém da experiência e do trabalho, que é diferente da que é ensinada durante as aulas, considera Ludovina Ramos. “Achei a aula aberta muito esclarecedora e acho que estas sessões de contacto são muito importantes para termos o feedback de alguém que já está na área”, revela Beatriz Simões, aluna do terceiro ano da licenciatura em Psicologia. “Estas sessões são muito importantes para nos contarem as suas experiências e como é que se aplica aquilo que nós aprendemos. Muitas das vezes, nas aulas, é difícil perceber, porque é só teoria e estas aulas complementam muito o nosso curso neste sentido”, conta a estudante. Miguel Rodrigues, aluno do terceiro ano da licenciatura em Psicologia, partilha a opinião da colega. Para ele, a aula aberta “foi bastante esclarecedora, pelo menos para desconstruir alguns mitos em relação à psicologia escolar”. Para os estudantes que estão na dúvida quanto a seguir a área da psicologia escolar, “estas aulas podem servir para decidir se querem ou não e isso pode mudar o futuro das pessoas”, afirma o aluno. |
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|