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Comunicação estratégica em debate
Afonso Canavilhas · quarta, 18 de abril de 2018 · Continuado No seguimento do trabalho dos últimos dois anos, o “UBIMedia” voltou a dedicar as Jornadas de Comunicação às várias áreas do curso, com o destaque do segundo dia a ir para a comunicação estratégica. |
22014 visitas A terceira edição das Jornadas de Comunicação, dinamizadas pelo núcleo de estudantes de Ciências da Comunicação, decorreram no Anfiteatro da Parada, na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, de 10 a 12 de abril. O painel dedicado à Comunicação Estratégica abordou “O poder da Comunicação”. Perante um auditório bem composto durante toda a manhã – segundo João Santos, presidente do UBIMedia, a adesão dos alunos “superou as expectativas” - Alexandre Duarte (Foreteller/IADE), foi o primeiro a subir ao palco do anfiteatro da Parada. Num estilo enérgico, capaz de captar a atenção dos presentes do início ao fim, Alexandre Duarte fez uma abordagem geral relativa à publicidade nos tempos que correm, sem esquecer os desafios que se colocam atendendo às novas formas de consumo de informação. A publicidade como a conhecemos, segundo Alexandre Duarte, “morreu algures em 2007”. Pedro Luiz Castro, da Omniconsul, abordou um tema “sensível” no nosso país: o “lobismo”, dando a conhecer alguns trabalhos em que a empresa teve intervenção direta, referindo que é uma atividade que necessita de ser legislada em Portugal, à imagem do que acontece em outros territórios como a Bélgica. A Omniconsul, sediada em Lisboa, conta com os serviços de Joaquim Martins-Lampreia, que durante vários anos foi o único “lobista” português acreditado em Bruxelas. Pedro Luiz Castro explicou que, regra geral, os contratos que estabelecem com as empresas têm uma duração de “quatro a seis meses” e que os objetivos nem sempre são cumpridos nesse período de tempo. A questão relativa à legalização das casas de apostas desportivas online a operar em Portugal passou pelos escritórios da Omniconsul, contactada pelos austríacos da “Bwin”. A manhã terminou com as preleções de Ivone Ferreira, da Universidade Nova de Lisboa, e João Carlos Monteiro, ex-aluno da UBI que falou em representação da Câmara Municipal de Ponte de Sôr, abordando os métodos utilizados para promover o trabalho que tem sido realizado em prol do município. A escassez de tempo durante o período da manhã ditou o adiamento da preleção de Daniela Agra, da consultora de comunicação ATREVIA, para a tarde, juntamente com a presença de alunos ligados a projetos como a AIESEC e a Happy Wish que apresentam os seus projetos aos estudantes que marcaram presença no auditório da Parada. O dia terminou com um workshop de fotografia levado a cabo por Adriano Ferreira Borges. Em termos globais, João Santos fez um “balanço positivo” das Jornadas. O dirigente associativo admitiu que a adesão “superou as expectativas”, mas lamentou que “alguns professores tenham preferido dar aulas ao invés de libertarem os alunos para estarem presentes nas Jornadas”. O presidente do UBIMedia considera “muito importante” que haja contacto entre os alunos e profissionais na área da comunicação, até porque, para alguns, o percurso académico está prestes a terminar e surge a necessidade de entrar no mercado de trabalho. |
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