Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
CHCB vai ter novo modelo de atendimento para consulta externa
Urbi · quarta, 11 de abril de 2018 · Novo modelo de atendimento dos utentes vai desenvolver-se com base em soluções tecnológicas inovadoras de apoio à gestão e à comunicação. |
Projeto MESI - Modernização, Eficiência, Simplificação e Inovação, decorre da aprovação de mais uma candidatura ao Programa Portugal 2020 |
21999 visitas O Centro Hospitalar Cova da Beira tem em avançado estado de execução um Projeto de Investimento, que implica obras, reestruturação de espaços, simplificação de procedimentos e aquisição de soluções tecnológicas, designado MESI - Modernização, Eficiência, Simplificação e Inovação, decorrente da aprovação de mais uma candidatura ao Programa Portugal 2020. Os principais objetivos do projeto passam por melhor adequar a resposta assistencial às reais necessidades dos utentes, quer pela via da simplificação de processos internos, quer através da implementação de novos modelos e instrumentos organizacionais; e obter ganhos em eficiência e qualidade, através do projeto que, apesar de abranjer várias áreas das unidades hospitalares da Covilhã e do Fundão, está especialmente focado na reestruturação do modelo de atendimento, até à data existente nos serviços da consulta externa, para um novo modelo, do tipo “balcão único”, no qual o utente conseguirá no mesmo local e de uma só vez tratar os vários assuntos que o trazem ao hospital. Este modelo assente numa solução de visão integrada do utente, promete oferecer uma experiência centralizada ao nível do atendimento, muito mais gratificante, cómoda e rápida para todos. Acresce a esta, ainda o desenvolvimento de um Aplicação Móvel (APP), por parte do CHCB, através da qual o utente, poderá acompanhar de modo acessível, gratuito e em qualquer lugar, a sua agenda de consultas e exames, consultar faturas, receber notificações e disfrutar de muitas outras funcionalidades. Além das melhorias referenciadas ao nível das consultas externas, este projeto permitirá também a aquisição de um Sistema de indicadores de gestão (business intelligence) avançado, resultado da implementação de uma solução tecnológica que possibilitará aos responsáveis pela gestão uma monitorização constante e a análise eficiente e em tempo oportuno de toda a atividade hospitalar; e ainda a adopção de um Sistema de Gestão de Escalas e Equipas mais eficiente e eficaz ao nível da organização dos horários e das próprias equipas de trabalho. O projeto que consiste na implementação de soluções inovadoras de modernização e desmaterialização de processos é cofinanciado pela União Europeia/Fundo Social Europeu, através do COMPETE 2020, no montante de 698.624,32€, no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública. O restante esforço financeiro é suportado pela componente nacional no valor de 123.286,65. |
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|