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"A Covilhã tem qualquer coisa de diferente dos outros sítios"
Rafael Mangana · quarta, 25 de abril de 2018 · @@y8Xxv Pressionada pela família, Catarina Martins concorreu para Direito a torcer para não entrar... e não entrou. Cumpriu o sonho de estudar Marketing e em 2008 ingressava na UBI, instituição que ainda hoje recorda e que lhe deu a formação necessária para vingar e alguns dos seus melhores amigos. |
Catarina Martins |
22059 visitas Urbi et Orbi: Porquê UBI e porquê Marketing? Catarina Martins: É uma história engraçada. Eu queria Marketing mas fui cedendo a pressões familiares para ir para Direito. Felizmente as médias de Direito naquele ano subiram tanto que eu acabei por entrar no curso que queria. A UBI porque para mim era Lisboa ou perto de casa e a UBI era o sítio mais perto de casa.
U@O: Valeu a pena a escolha? CM: Muito, valeu muito a pena.
U@O: O que recorda dos tempos da UBI? CM: As melhores coisas não recordo porque ainda as levo comigo, que são principalmente o meu círculo mais próximo de amigos que a maior parte foi criado aqui, e alguns que aqui nem éramos grandes amigos e que com a vida acabámos por nos tornarmos grandes amigos. Os meus melhores amigos, a maioria deles, estudaram aqui. A Covilhã tem qualquer coisa de diferente dos outros sítios, o que se constrói aqui, acabamos por nos tornar tão próximos que fica para a vida. Acho que se estudasse em Lisboa não ia ser assim, as pessoas acabam por se afastar mais, não ficam tão juntas.
U@O: Como tem sido o seu percurso profissional desde que concluiu o curso na UBI? CM: Comecei logo por tirar um “Verão sabático” e não me preocupei logo com emprego quando saí. Em setembro comecei à procura, tive uns tropeços no início mas em dezembro estava a trabalhar. Estive numa primeira agência perto de dez meses, depois fui para outra agência que já é muito reconhecida em Portugal que é a Mosca e depois da Mosca apeteceu-me sair um bocadinho da zona de conforto e fui para Moçambique para a DDB. Agora estou na Diamond, que é uma agência digital que faz parte do grupo de tecnologia Bold. Toda a minha vida fui copywriter, neste momento além de copywriter também faço gestão de redes sociais.
U@O: Foi importante sair de Portugal? CM: Sim. Acho que é bom, só o viajar já é bom, mas o viver no estrangeiro e estar dentro de uma cultura que não é a nossa... Eu gostei da minha experiência porque é uma cultura que se afasta da nossa, não é nada ocidental e eu acho que é bom. Por umas coisas faz-nos crescer profissionalmente, por outras faz-nos crescer pessoalmente e muito. Acho que com uma distância de 10.000 quilómetros constróis qualquer coisa dentro de ti, tanto na vida profissional como pessoal, que te ajuda a ir mais longe.
U@O: Que conselho daria a um aluno finalista da UBI para vingar na área do Marketing? CM: Fala-se muito dos híbridos e das pessoas que conseguem desempenhar mais do que uma função numa área tão complexa como é o Marketing. Eu acho que o importante é ter um propósito e fazer o que mais gosta, não inventar. Perseguir um propósito profissional e na vida pessoal fazer-se o que se gosta para atingir esse propósito. Tudo o resto vem depois, vem com o tempo.
Perfil: Nome: Catarina Martins Naturalidade: Mação Curso: Marketing Ano de entrada na UBI: 2008 Filme preferido: “Persona” Livro preferido: “Cândido ou O Otimismo” de Voltaire Hobbies: Música, ler, escrever, crossfit e surf |
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