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UBI recebe palestra sobre comunicação e empreendedorismo
Juliana Reigosa · quarta, 7 de mar?o de 2018 · Continuado Especialistas ressaltam a importância da comunicação para o sucesso do negócio, apostam na internacionalização das marcas e aconselham estudantes sobre o futuro profissional. |
Executivos compartilham dicas e conselhos sobre mercado de trabalho durante painel do ENEEG |
21980 visitas Diante de um cenário de crise e incertezas quanto ao rumo das profissões da área de Economia, estudantes vindos de todo o país lotaram o Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) na tarde da última sexta-feira, dia 2 de março, para o painel “Comunicação e Excelência Empresarial”. A palestra integrou as conferências do Encontro Nacional de Estudantes de Economia e Gestão (ENEEG), organizado pelo Núcleo de Estudantes de Gestão (UBIGEST) e de Economia (UBINEEC) da UBI. Durante o painel, moderado pelo economista Gonçalo Marques, estudantes e palestrantes convidados conversaram sobre empreendedorismo, comunicação e futuro profissional. Filipe Carvalho, gestor de empresas e fundador do Passport Boutique Hostel & Apartments, sociedade dedicada ao turismo e alojamento local, ressaltou a importância da comunicação para o sucesso de um negócio: “Sem comunicação, não há marcas. Inclusive, uma marca muitas vezes vale mais do que o produto em si porque se sabe relacionar com os clientes”. Ainda sobre esse ponto, o gestor de inovação e consultor de negócios no Médio Oriente Alexandre Amorim avaliou que apostar na criatividade e ser capaz de inovar como forma de criar negócios é a chave do empreendedorismo. É importante que as pessoas “tenham um diferencial e saibam transformar o produto delas num sucesso”, o que passa também pela internacionalização da marca, defendeu o gestor. As experiências voltadas à conquista de mercados estrangeiros se revelam cada vez mais decisivas no desenvolvimento dos negócios. O fundador e administrador da TOMI World, José Simões Agostinho, citou o exemplo da sua empresa de tecnologia portuguesa, que conta com um grande projeto de internacionalização. Principal produto da firma, o Tomi, painel interativo com informações detalhadas sobre os lugares, está presente em várias cidades portuguesas e no Rio de Janeiro. De acordo com o executivo, “desde o primeiro momento, o objetivo central do trabalho era que o ecrã funcionasse em qualquer lugar do mundo”. Na mira da empresa está a exportação para os Estados Unidos, Reino Unido e China. Em um auditório cheio de estudantes preocupados com o futuro profissional, o desafio de se arriscar ou não em mercados muito competitivos também foi colocado em pauta. Os palestrantes foram unânimes na resposta: as pessoas devem arriscar. “Eu não invisto em nenhum empresário, por melhor ideia que ele tenha, se ele não arriscar”, considerou o administrador Filipe Carvalho. “Mais do que dinheiro, três fatores são essenciais em qualquer negócio paixão, ideia e alma do negócio”, acrescentou o gestor. A diretora-executiva da I’m in Motion, Cristina Amaro, responsável pelo Imagens de Marca, programa que está no ar há 15 anos na SIC Notícias, recomendou aos estudantes manter uma boa rede de relacionamentos e não trabalhar sozinhos. De acordo com a jornalista e empresária, há uma perspectiva equivocada em Portugal de que todos têm de criar o seu próprio negócio. "Isso é mentira e não faz parte da nossa realidade”, afirmou. Para Cristina Amaro, as empresas não se fazem sozinhas. “Mais do que apaixonados pelo que fazem, os profissionais devem estar integrados na vivência moderna e ao lado de pessoas que queiram trabalhar com eles porque há lugar para todos”, recomendou a jornalista e empresária. |
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