Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Formação, Negócios e Experiência
Rita Liberato · quarta, 5 de abril de 2017 · Região “Como a experiência é que conta”, o Ubigest (Núcleo de Estudantes de Gestão) organizou, no passado dia 30 de Março, um Workshop sobre “Vendas e Gestão Comercial” com um “comercial de venda directa”. |
Workshop Vendas e Gestão Comercial_Rita Liberato |
21985 visitas Vendedor há mais de dez anos, Marco Pires, orador do Workshop, apresentou o seu dia-a-dia, tendo dado destaque aos desafios pelos quais tem passado. O ponto central do Workshop foi o “contacto com o público” e as várias abordagens que se devem ou não ter com os clientes. Sónia Pais, membro do Ubigest e participante na organização do evento, explicou a escolha do orador: “Escolhemos o Marco porque, apesar de não ter um curso superior, de não ter conhecimentos científicos da nossa área, é alguém que tem experiência e muitas histórias para contar. A Universidade dá-nos a teoria e as ferramentas necessárias para a construção do saber, mas a experiência conta muito”. Marco explicou que existem técnicas para se abordar um cliente: “Nunca se deve olhá-lo nos olhos, vai parecer que o estamos a enfrentar”. “Se por acaso ele estiver sentado, devemos fazê-lo levantar-se, pois olhar de cima para baixo prejudica a interação.” O comercial explicou ainda que “não é pretendido que criemos amizade com o cliente, mas é obrigatório que ele confie em nós, se não houver confiança não haverá negócio”. “Devemos também saber sempre o que a concorrência anda a fazer para sermos mais rápidos e melhores.” Estes foram alguns dos exemplos e conselhos que deu. Em relação ao tema escolhido, Sónia explicou que “foi decidido em conjunto por vários membros do curso, porque todos tínhamos a mesma opinião, que devíamos ouvir e falar com alguém que tenha contacto diário com pessoas, com clientes, porque vamos chegar lá fora e não sabemos que abordagens devemos ou não fazer.” Para Marco Pires, esta foi a primeira vez que deu um workshop: “Nunca tinha feito nada assim, mas o público ajudou, o gelo quebrou-se e depois, mais do que uma palestra, foi uma troca de conhecimentos”. “Sem dúvida uma experiência muito enriquecedora”. Sónia Pais explicou que “este workshop não foi só direcionado para Gestão, inscreveram-se pessoas de outros cursos como Marketing e Psicologia”. Os participantes dos vários cursos colocaram questões e conversaram entre si. Em relação a não ter um curso superior e à falta que isso possa fazer no seu trabalho, Marco Pires referiu que “a formação é muito importante. Sinto falta de um curso para comunicar e saber que postura colocar, penso que o ensino superior me daria isso. Mas coloca-se também a questão da escassez de mercado e da falta de capital nas empresas, que faz com que se escolham profissionais com os menores estudos possíveis.” O workshop teve um feedback positivo entre os alunos. Sandrina Martins, aluna do terceiro ano de Gestão diz que apreciou muito “esta tarde. Foi muito bom ouvir a voz de alguém que tem contacto com aquilo que poderei vir a fazer”. “Foi muito útil para o futuro tanto para sabermos como abordar um cliente como para percebermos como é importante conhecer a visão de outro vendedor que esteja na concorrência”. O evento teve lugar na sala 7.01 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. |
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|