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Teleassistência da Mutualista alargada à atuação dos Bombeiros
Urbi · quarta, 15 de mar?o de 2017 · Gestão de pedidos de socorro passa a ser realizada pela AHBVC. Mutualista quer envolver também no sistema a PSP e a GNR. |
Protocolo foi assinado pelos responsáveis da Mutualista e da AHBVC |
21983 visitas O sistema de teleassistência ao domicílio da Mutualista Covilhanense, denominado “Apoio a Idosos Isolados”, foi alargado à atuação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã (AHBVC), instituição que passa agora a gerir a resposta aos pedidos de socorro dos utilizadores. O protocolo que permitirá encurtar o tempo de resposta entre o pedido de ajuda e o auxílio em situações de emergência foi firmado na passada sexta-feira, 10 de março, no auditório da Mutualista. Na prática, a parceria prevê a instalação da central de atendimento do sistema nas instalações da AHBVC, o que significa que quando o utilizador premir o botão SOS do seu aparelho, semelhante a um pequeno telefone, a resposta será dada por um operador dos Bombeiros e não por um da Mutualista como até aqui. "Este acordo permitirá saltar uma das etapas do processo, o que poderá ser determinante na hora de salvar uma vida", explicou o presidente da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva, durante a cerimónia de assinatura do protocolo. "Sentimos que estamos numa nova fase, num projeto ainda mais sólido e eficaz, preponderante para atenuar as situações de risco social no concelho da Covilhã", afirmou Nelson Silva, para depois adiantar que estão em curso negociações para envolver também a GNR e a PSP no sistema, com o intuito de ultrapassar questões relacionadas com a entrada nos domicílios em situações de urgência iminente. O presidente da AHBVC, Joaquim Matias, constatou que o projeto se coaduna com os princípios e valores da instituição que dirige. "Estamos de acordo e, por isso, damos a mão", disse. "Aqueles que já trabalharam e produziram em prol deste país merecem todo o apoio", sublinhou Joaquim Matias. O sistema de teleassistência permite a qualquer operador da AHBVC que responda a um pedido de socorro ter acesso, em simultâneo, a informação importante sobre o utilizador, disponível numa plataforma online, tais como morada ou historial clínico. A introdução, gestão e atualização dos dados mantém-se a cargo da Mutualista Covilhanense. Os utilizadores do sistema poderão continuar a estabelecer contato com a Mutualista Covilhanense, premindo outro dos botões do aparelho, designadamente para colocar questões, comunicar o seu estado emocional e familiar ou obter informações do domínio da saúde. Ambas as instituições terão a tarefa de sinalizar potenciais beneficiários do serviço. Lançado em dezembro de 2014, o sistema de teleassistência da Mutualista é composto por 40 aparelhos distribuídos gratuitamente. O serviço consiste num sistema telefónico de apoio que visa melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e autoestima dos seus utilizadores.
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