Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Dia Mundial da Música celebrado na Covilhã
Carla Sousa · quarta, 5 de outubro de 2016 · Encontro de Coros, oficinas de música e concertos foram algumas das iniciativas promovidas por instituições como o Orfeão da Covilhã, Banda da Covilhã e EPABI, que não quiseram deixar passar em claro o Dia Mundial da Música, que se comemorou a 1 de outubro. |
Orfeão da Covilhã encheu o Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI |
21992 visitas O Orfeão da Covilhã dinamizou um Encontro de Coros que para além de assinalar esta data inteiramente dedicada à música, é também um dos principais concertos que está integrado no programa das comemorações do 90.º aniversário daquela instituição. Coro do Orfeão da Covilhã, conduzido pelo maestro Paulo Serra, Studio Conducere, chefiado pelo maestro Gonçalo Lourenço, Grupo Coral de Queluz, com o maestro Pedro Miguel, e Coro Sinfónico Lisboa Cantat, dirigido pelo maestro Jorge Alves, foram os grupos que atuaram na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), perante um Grande Auditório praticamente cheio. Em declarações ao Urbi et Orbi, a responsável pelo coro do Orfeão da Covilhã salienta que foi um espetáculo de “sucesso” devido à qualidade dos coros participantes e também graças ao trabalho de toda uma equipa que se movimenta por um objetivo em comum. “Estou muito satisfeita, pois para nós chegarmos a este momento há aqui muito trabalho de todo o Orfeão por trás. Penso que todas as pessoas que estiveram a assistir a este concerto saíram daqui mais felizes, mais bem-dispostas, com mais conhecimento porque de facto foi uma noite em cheio, tivemos excelentes coros e interpretações”, frisa. Os coros presentes neste encontro foram dirigidos por maestros que já chegaram a desempenhar esta mesma função no coro anfitrião. Uma particularidade que, na opinião do maestro Jorge Alves, serviu para recordar o trabalho desenvolvido em tempos passados. “Recordei muitos dos concertos que fui fazendo aqui, quer as digressões que fizemos a França e à Bélgica e também recordei episódios da minha vida pessoal. Tenho muitas memórias boas do trabalho que fiz aqui e foi talvez dos grupos onde eu apostei muito”, lembra. Numa noite de lembranças e emoções fortes, o atual maestro do Coro do Orfeão, Paulo Serra, refere que “é um orgulho poder estar no papel de maestro de um coro que celebra os 90 anos. É maravilhoso fazer parte desta história e estar à frente destas pessoas humildes, que gostam de cantar e que também fazem da música um bocadinho da sua vida”. Também o público presente deu nota positiva ao espetáculo. “Do que eu mais gostei foi das peças que foram interpretadas em português, de facto impressionaram-me bastante. As várias visões e maneiras de cantar contribuíram para enriquecer o concerto”, considera Pedro Forte, espectador do Encontro de Coros.
EPABI comemora Dia Mundial da Música com concertos na comunidade A EPABI assinalou o Dia Mundial da Música com a realização de vários concertos em instituições da Covilhã. A Escola EB 1 “A Lã e a Neve”, APPACDM da Covilhã e o Estabelecimento Prisional da Covilhã foram as organizações contempladas com os espetáculos subordinados ao tema “A Música é para Todos”. As atuações foram protagonizadas por vários grupos de câmara da escola, como o ensemble de clarinetes e o trio de madeiras. Ainda no dia 1 de outubro, realizou-se um concerto no auditório da EPABI, que reuniu no mesmo palco alunos e antigos estudantes, finalistas no passado ano letivo que concluíram os cursos com a classificação máxima de 20 valores nas provas de aptidão profissional. Uma atividade que de acordo com os responsáveis pela instituição tem como objetivo “valorizar e reconhecer o mérito dos alunos, bem como motivar os mais novos para o sucesso”. A direção da EPABI, composta pelo diretor pedagógico Pedro Leitão Pais e por Carlos Salazar, que regressa à direção artística da instituição, refere “que esta data é sempre uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho de qualidade realizado pela escola e, ao mesmo tempo, permitir ao público em geral um contato mais próximo com a música e, simultaneamente, fomentar o gosto pela música clássica”.
ACBI associou Dia Mundial da Música ao Dia Mundial do Idoso O projeto “Plante 1 Músico”, da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), associou o Dia Mundial da Música ao Dia Mundial do Idoso, ambos a 1 de Outubro, através de um concerto no Lar da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, assinalando assim as duas datas. De resto, de entre os vários objetivos do projeto, encontra-se o da inter-geracionalidade, pelo que este concerto se inseriu no mesmo, permitindo um momento diferente aos utentes do lar, assim como educar as crianças para uma realidade por vezes esquecida entre os mais novos. No concerto estiveram 8 crianças dos Polos da escola Serra da Gardunha do Fundão e 2 da escola EB 2/3 do Tortosendo.
Banda da Covilhã promove várias atividades no Dia Mundial da Música A Banda da Covilhã comemorou, nas suas instalações e no jardim público, o Dia Mundial da Música com oficinas de instrumentos, jogos musicais e ainda com ensaios abertos da Orquestra 1ºSons e da própria Banda da Covilhã. As atividades decorreram no dia 1 de outubro. Nas oficinas de instrumentos, cerca de dez crianças tiveram oportunidade de experimentar os vários instrumentos que se podem aprender na Academia de Música da Banda da Covilhã. Segundo o dirigente da Banda da Covilhã, Eduardo Cavaco, esta é “uma forma diferente de celebrar a música, principal atividade da Banda da Covilhã que desenvolve um leque de atividades que vão desde os bebés aos seniores”. No próximo domingo, dia 9 de Outubro, arranca já a nova temporada do projeto “Música para Bebés”, coordenada pela professora Nádia Gomes. A iniciativa decorrerá mensalmente, ao domingo pelas 10h30, na sede da Banda da Covilhã. As inscrições estão limitadas ao número de vagas e podem ser realizadas através do seguinte e-mail: bandadacovilha@gmail.com
|
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|