Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Centro Hospitalar Cova da Beira conquista excelência clínica
Urbi · quarta, 10 de agosto de 2016 · O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) deu resposta aos critérios de qualidade exigidos pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e obteve a classificação de Excelência Clínica, no âmbito do módulo SINAS@Hospitais do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS). |
Hospital Pêro da Covilhã (Centro Hospitalar Cova da Beira) |
21990 visitas Segundo os dados do SINAS, divulgados no passado dia 1 de agosto, e desenvolvidos pela ERS, a avaliação efetuada diz respeito à dimensão da Excelência Clínica, resultante da submissão de episódios de internamento com alta entre os dias 1 de julho de 2014 e 30 de junho de 2015. Em comunicado, a instituição refere que em análise no CHCB estiveram 13 das 16 áreas disponíveis para avaliação, pelos resultados alcançados em procedimentos e/ou diagnósticos. As especialidades avaliadas foram as seguintes: Cardiologia (Enfarte Agudo do Miocárdio), Cirurgia de Ambulatório, Cuidados Intensivos (Unidades de Cuidados Intensivos), Ginecologia (Histerectomias), Neurologia (Acidente Vascular Cerebral), Obstetrícia (Partos e Cuidados Pré-Natais), Ortopedia (Artroplastias Totais da Anca e do Joelho), Ortopedia (Tratamento Cirúrgico da fratura proximal do Fémur), Pediatria (Cuidados Neonatais), Pediatria (Pneumonia), Cuidados Transversais (Avaliação da Dor Aguda) e Cuidados Transversais (Tromboembolismo Venoso no Internamento). No mesmo documento, o CHCB esclarece que as dimensões da Segurança do Doente, da Adequação e Conforto das Instalações, da Focalização no Utente e da Satisfação do Utente foram também alvo de avaliação. No entanto, os resultados agora publicados apenas se referem à dimensão da Excelência Clínica, sem contabilizar os restantes. O SINAS trata-se de “um sistema criado pela Entidade Reguladora da Saúde que visa avaliar, de forma objetiva e consistente, a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal, garantindo o acesso dos utentes à informação adequada e inteligível, acerca da qualidade dos cuidados de saúde dos diversos prestadores de saúde nacionais”, explica o centro hospitalar. A ERS é a responsável por validar, através do recurso a auditorias periódicas e aleatórias, a informação submetida pelos prestadores de cuidados, com o objetivo de incentivar a melhoria contínua nas unidades de saúde.
CHCB ocupa quarta posição na prescrição de receitas eletrónicas
O CHCB ocupa a quarta posição na lista das dez entidades que possuem as percentagens de prescrição eletrónica mais elevada no que toca aos cuidados de saúde hospitalares. Os dados analisados até à data de 21 de julho, foram publicados na sexta edição da Newsletter dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. A liderar o conjunto das dez instituições que têm registos de receitas eletrónicas acima dos 95 por cento aparece o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, seguido pela Unidade Local de Saúde de Matosinhos e em terceiro lugar está a Unidade Local de Saúde do Nordeste. A Receita Eletrónica ou Receita Sem Papel, é uma prática que em Portugal se encontra em evolução.
|
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|