Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Mais um rastreio gratuito na Farmácia da Mutualista
Rafael Mangana · quarta, 1 de junho de 2016 · Instituição convida público em geral a conhecer a saúde dos seus ossos e a saber mais sobre a Osteoporose, uma doença silenciosa. |
Farmácia da Mutualista Covilhanense |
22009 visitas
A Farmácia da Mutualista Covilhanense promove na próxima segunda-feira, 6 de junho, durante todo o dia, mais uma ação totalmente gratuita direcionada não só para os seus associados, como para o público em geral. Desta vez, a Instituição proporciona um rastreio de osteoporose, em colaboração com a empresa Aurovitas, que disponibilizará profissionais especializados para o efeito.
"A Mutualista Covilhanense, através da sua Farmácia, tem vindo nos últimos tempos a apostar na realização de rastreios gratuitos como forma de alertar a comunidade onde está inserida para a importância do diagnóstico precoce de várias doenças e, sobretudo, para o perigo que maus hábitos acarretam para a Saúde", explica o Presidente da Associação, Nelson Silva. No caso concreto da Osteoporose, o dirigente refere que "como se sabe, é uma doença que não manifesta sintomas, normalmente só diagnosticada quando se sofre uma fratura, e daí a relevância de ações como esta". No caso de diagnóstico positivo, os participantes serão devidamente aconselhados a procurarem ajuda médica.
Estima-se que em Portugal cerca de 500 mil pessoas são vítima desta doença que se caracteriza pelo enfraquecimento progressivo da massa óssea. As mulheres que se encontram na fase posterior à menopausa e os idosos são os mais afetados. A realização de rastreios permite diagnosticar a doença e perceber o risco de fraturas. Ainda que esta seja uma doença associada ao processo normal do envelhecimento, há vários fatores que a potenciam, como o sedentarismo, o tabagismo ou as dietas pobres em cálcio.
A iniciativa começa às 9 horas e prolonga-se durante todo o dia. Apesar de gratuita, a participação neste rastreio requer marcação prévia. Os interessados poderão fazê-lo através dos contatos telefónicos 275 310 870 e/ou 965 383 595.
|
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|