Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Obra de John Dewey debatida em colóquio internacional
Rafael Mangana · quarta, 25 de maio de 2016 · @@y8Xxv A Universidade da Beira Interior (UBI), através da Comissão Científica de Curso do Doutoramento em Educação do Departamento de Psicologia e Educação e da unidade de investigação LabCom.IFP, celebrou, nos dias 19 e 20 de maio, o centenário da publicação da obra "Democracia e Educação" de John Dewey, através do colóquio internacional "Repensar a Educação, a Cidadania e a Comunicação". |
A cerimónia de abertura teve lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI |
21967 visitas Maria Luís Branco, da Comissão Organizadora do evento agradeceu "a todos aqueles que tornaram este acontecimento possível, em especial aos conferencistas, que são do melhor que temos na Educação em Portugal e que de uma forma muito generosa se disponibilizaram de imediato a participar", destacou a docente da UBI. O presidente da Faculdade de Artes e Letras (FAL), Joaquim Paulo Serra manifestou o "prazer" pela faculdade se associar ao evento, "porque para a FAL as questões da Comunicação e da Filosofia são centrais e a relação com a Educação é também uma relação central. Esta iniciativa é mais uma ação deste cruzamento, que queremos continuar no futuro", garantiu o docente. Joaquim Paulo Serra aproveitou ainda para sublinhar a importância deste colóquio pela envolvência de faculdades diferentes. "A experiência diz-nos que é muitas vezes mais fácil colaborar com colegas de outras universidades da mesma área, que colaborar com colegas da mesma universidade de outras áreas", lembrou. "Por outro lado, em termos nacionais é um evento de muito relevo acerca de um autor que é muito injustamente desconhecido", disse. Para a vice-presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) - e recuperando a ideia deixada pelo presidente da FAL - este foi um colóquio "extremamente importante, tendo em conta a temática, o facto de envolver a colaboração de duas faculdades – que não é fácil nem frequente, ao contrário do que se poderia pensar – mas, de facto, o tema é bastante relevante, tem convidados ilustres e é extremamente importante esta reflexão sobre a Educação”, sublinhou Helena Alves. Presente na cerimónia de abertura esteve ainda o presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), que lembrou que "a escassa erudição sobre os autores clássicos que contribuíram para o pensamento educacional continua a ser um problema persistente quando analisamos o campo das Ciências da Educação", pelo que "o contributo desde colóquio internacional sobre uma das obras mais conhecidas de John Dewey é extremamente relevante". Almerindo Afonso sublinhou que "não poderia, portanto, a SPCE deixar de apoiar a sua realização desde o primeiro momento, ficando aqui um agradecimento especial à UBI pela iniciativa". De resto, o reitor da UBI, António Fidalgo, destacou a importância do colóquio, agradeceu à organização e deixou uma palavra de estímulo para "que daqui saiam as conclusões através de uma publicação dos trabalhos apresentados”. O colóquio internacional "Repensar a Educação, a Cidadania e a Comunicação" inseriu-se nas comemorações dos 30 anos da UBI e contou com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros, que abordaram o legado de John Dewey, numa iniciativa que se dividiu entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (no dia 19 de maio) e a Faculdade de Artes e Letras (no dia 20). Contou ainda com os apoios da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e do Gabinete de Filosofia da Educação/RG Filosofia da Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Porto. |
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|