Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Comunicar com o corpo
Ana Soares · quarta, 18 de maio de 2016 · @@y8Xxv A componente não-verbal, na comunicação entre duas pessoas, é superior a 65%. António Ricardo Mira veio à UBI explicar a importância da comunicação não-verbal na interação com os seres humanos. |
António Ricardo Mira na apresentação aos alunos da UBI |
21988 visitas Entre dicas e exercícios práticos, António Ricardo Mira, professor na Universidade de Évora, veio à Universidade da Beira Interior no dia 11 de maio, explicar aos alunos o poder da “comunicação não-verbal”. Este workshop foi dinamizado na própria universidade pela secção de empreendedorismo e saídas profissionais da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). “O poder da linguagem do nosso corpo numa entrevista de seleção para um trabalho” foi o tema base desta iniciativa. António Mira tentou, desde o início, quebrar a barreira que existisse entre ele e os presentes para que a interação de ambas as partes fosse mais agradável. Explicou, na sua apresentação, o que é a comunicação não-verbal, afirmando que “consegue-se perceber as intenções de uma pessoa através das expressões que ela deixa transparecer e das posturas que adota”. A forma de vestir, a posição dos ombros, das mãos, o olhar, a expressão facial e gestual, foram inúmeras as dicas ensinadas por este profissional durante a sua apresentação. O professor deixou claro que o olhar ou “eye contact” é fundamental na comunicação, uma vez que esta técnica permite ler e interpretar os sinais de outrem e deduzir coisas acerca dessa pessoa, trata-se da primeira impressão. Relativamente ao vestuário, enfatizou o uso de cores escuras ou azuladas para se usar numa entrevista. António Ricardo Mira declarou ainda que “os gestos devem enfatizar e complementar a comunicação” visto que, segundo o mesmo, numa entrevista o impacto da componente não-verbal é de 60 a 80%. Acrescentou ainda que os entrevistadores procuram não só alguém competente para o trabalho, mas também alguém fiável avaliando, desta forma, as competências comportamentais. Este workshop surgiu no projeto da nova secção de empreendedorismo e saídas profissionais criada pela AAUBI com o intuito de abordar temas que prepararem os jovens alunos para o mercado de trabalho, elucidou a presidente da Associação Francisca Castelo-Branco. No dia 4 de maio, foi também realizado um workshop acerca do que as empresas procuram num currículo. A presidente declarou que o balanço é positivo, tanto em um como no outro evento a adesão foi grande e os alunos manifestam dúvidas e participam bastante. Francisca Catelo-Branco confidenciou ainda que o professor aceitou o convite, “principalmente por ser uma iniciativa criada por estudantes”. O docente tem um canal no youtube, onde partilha vídeos das suas conferências. O próximo evento está previsto entre os meses setembro e outubro. Trata-se de uma “feira de emprego” que passará um dia em cada faculdade, com empresas das diversas áreas, para dar a conhecer o mercado de trabalho aos alunos. |
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|