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UBI participa na criação de observatório para a educação
Rafael Mangana · quarta, 16 de mar?o de 2016 · @@y8Xxv A Universidade da Beira Interior (UBI) vai participar na criação de um observatório para a educação, organismo projetado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela. O observatório surge no contexto do plano de ação formulado para o combate ao abandono e insucesso escolares no território da CIM. Os responsáveis pelo ensino de cada uma das 15 autarquias abrangidas, reuniram na UBI na passada sexta feira, 11 de março, conjuntamente com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), num encontro que lançou as bases para o projeto. |
Reunião decorreu na passada sexta feira, dia 11 de março, na reitoria da UBI |
21985 visitas "Falou-se aqui num observatório da educação, que a CIM está a desenvolver, em parceria com o IPG, com a UBI e com outras instituições, para que se possa identificar em pormenor o estado atual e os percursos dos alunos nos vários concelhos", esclareceu José Páscoa, pró reitor da UBI. "Hoje foi um ponto de partida para a constituição desse observatório de educação", disse. De resto, "o papel da UBI é mostrar que as duas instituições podem trabalhar em conjunto para apoiar as autarquias nesta problemática. Quer o IPG, quer a UBI, são as instituições mais ligadas ao território", lembra. "Pretendemos ajudar, utilizando o conhecimento que já existe e que às vezes as próprias câmaras desconhecem", sublinha o pró reitor. "Tentámos estabelecer um primeiro passo para identificar a forma como as duas instituições de Ensino Superior da região poderão apoiar as câmaras e, essencialmente, os vários agrupamentos de escolas, no âmbito daquilo que é a luta contra o insucesso escolar e a tentativa de eliminação do abandono escolar", clarificou José Páscoa. A intenção é, pois, "definir e enquadrar as linhas de ação relativas ao combate ao insucesso e abandono escolares, prioridades constantes do pacto de desenvolvimento regional que a CIM celebrou", refere o secretário. Durante a reunião de dia 11, "a promoção do sucesso educativo na região foi identificada como um fator decisivo para fomentar o crescimento e a competitividade da região", sublinha Carlos Martins. "No pacto, foi atribuída uma grande fatia, cerca de 6 milhões de euros, para afectar a este programa", complementa aquele responsável. No final do encontro, a responsável da unidade de investigação para o desenvolvimento do interior do IPG apresentou as principais conclusões. "O que os municípios sentem é que a taxa de sucesso, até ao Secundário, não foge muito da média nacional, e que o principal problema estará na taxa de conclusão do Ensino Secundário, que terá que ser trabalhada", referiu Teresa Paiva. Por outro lado, "existem vários fatores que condicionam o abandono e o insucesso escolares, uma delas tem muito a ver com a situação social e económica das famílias", constata aquela responsável. "Aquilo que verificámos em termos de política da CIM e do pacto que já foi aprovado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro, é que existe um suporte financeiro para duas situações: cada município, através do diagnóstico da sua realidade, executar o seu plano de ação, como a própria CIM definir um plano de ação transversal para potenciar e ajudar os diferentes municípios a combaterem esse problema", conclui.
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