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Marketing e Gestão à procura do sucesso
Oana Gabriela Pauca · quarta, 24 de fevereiro de 2016 · Continuado O programa Marketing Attack, concretizado todos os anos pelo núcleo de estudantes de Marketing da Universidade da Beira Interior, contou neste segundo dia com uma nova atividade intitulada Management & Marketing Journeys da UBI, organizada em parceria com o núcleo de estudantes de Gestão (UBIGEST). Esta iniciativa decorreu no dia 16 de fevereiro e ficou marcada pela presença de Tim Vieira, empresário luso- descendente de sucesso. |
Tim Vieira durante a apresentação das Management & Marketing Journeys. |
21992 visitas Na primeira edição das Jornadas de Gestão e Marketing estiveram presentes dois grandes representantes de sucesso no mundo dos negócios empresariais, sendo eles Tim Vieira, dono de um dos maiores grupos de media de Angola – a Special Edition Holding - e o maior investidor do programa Shark Tank Portugal, e Bruno Ribeiro, representante do departamento de marketing da empresa Douro Azul. Tim Vieira, que construiu o seu império empresarial pelas próprias mãos, considera importante que os jovens aproveitem as suas oportunidades na universidade, pois "aqui é onde se faz a preparação para a vida futura, aqui podem falhar para aprender". Na ótica deste empreendedor as falhas também são importantes por fornecerem experiência, considerando que "é muito importante que se tenha paixão por aquilo que se faz". "Em termos de gestão o mundo está a mudar muito, em termos de marketing está a mudar ainda mais", declara o empresário luso-descendente, que acredita que o mais importante na gestão é a "honestidade e a transparência, o estarmos no mesmo barco com parceiros, com empregados e com clientes". Para Tim não foi fácil chegar onde se encontra hoje. Aos 25 anos de idade já tinha uma empresa de grande sucesso, mas por falha sua perdeu tudo. Foi nesse momento que percebeu que não há problema em falhar e, como tal, voltou a tentar e nunca mais parou. O sucesso caminhou ao seu lado e hoje tenta ajudar outros a conseguir o mesmo. O empresário luso-descendente explica que "os jovens têm uma visão mais comum e conseguem perceber que um trabalho de equipa é muito importante no sucesso de qualquer negócio". Tim Vieira considera que para os futuros empresários o sucesso será alcançado de forma mais fácil em razão de existirem ferramentas tecnológicas que facilitam a divulgação, referindo especificamente as redes sociais como fonte fulcral de difusão. Por outro lado, apresenta como outro ponto importante para o sucesso no mundo dos negócios a partilha de ideias e de conhecimentos, a parceria, explicando que hoje em dia "o segredo já não é a alma do negócio" e que é importante não ter medo de falar para que não se percam grandes ideias. "Tudo é possível", afirma o empresário, explicando que hoje em dia os jovens já conseguem trabalhar com muito pouco e os investidores já estão dispostos a ouvir e a aproveitar grandes ideias, podendo criar grandes oportunidades.
Sucesso na Douro Azul
Num segundo momento, Bruno Ribeiro, coordenador de marketing, comunicação e redes sociais da Douro Azul, apresentou a evolução daquela que hoje é uma das maiores empresas de turismo a nível nacional. Bruno Ribeiro destacou a importância de um bom líder para que se possa atingir o sucesso, como aconteceu com a Douro Azul, que "cresceu muito e de forma sustentada, nunca perdendo o "bichinho" pelo empreendedorismo". A Douro Azul dá especial importância aos clientes, procurando "conhecê-los, saber o que querem e o que precisam para conseguir trabalhar com eles", explica o coordenador. Para este efeito, a empresa possui questionários de satisfação em todos os navios, de maneira a que possam detetar falhas e pontos de melhoria a partir da experiência do cliente. "Sempre a aprender, sempre a desenvolver" é um dos lemas da empresa turística, destacando também a importância das parcerias, sem as quais "seria difícil existir entreajuda e capacidade para chegar a um maior número de pessoas". É importante referir que através das parcerias entre a Douro Azul e outras empresas turísticas de países estrangeiros, o turismo em Portugal ficou bastante conhecido além-fronteiras e 34% dos clientes da Douro Azul vêm dos Estados Unidos da América. Mário Ferreira, proprietário da empresa, começou este negócio em 1993. Na altura, a empresa estava registada como Ferreira & Rayford Turismo e contava apenas com uma embarcação – o Vista Douro – para 130 passageiros. Três anos após o êxito que esta embarcação revelou, a empresa adotou o nome que hoje tem e, ao longo dos anos, foi adquirindo mais barcos, contando hoje já com dez navios-hotel e outros meios, como iates e helicópteros que permitem aos turistas conhecer o património duriense. Este evento foi muito bem recebido pelos alunos de áreas ligadas ao Marketing e à Gestão, que preencheram todos os lugares nas bancadas do anfiteatro 7.21 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH). Os presidentes dos dois núcleos, Diogo Garção, do MKTUBI, e Ricardo Nora, do UBIGEST, consideram importante que haja união entre os alunos e entre os mesmos e os professores, para que se possam desenvolver este tipo de actividades, enriquecedoras no que diz respeito ao conhecimento. |
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