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Encontros de Mestrado em Sociologia preparam alunos
Carla Sousa · quarta, 17 de fevereiro de 2016 · UBI No passado dia 11 de fevereiro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI), decorreu o terceiro encontro de Mestrado em Sociologia: Exclusões e Políticas Sociais. Esta iniciativa, promovida pela direção do Mestrado em Sociologia: Exclusões e Políticas sociais, tem como principal objetivo desenvolver nos mestrandos competências de debate e de argumentação científica que lhes serão úteis para as defesas das respetivas teses. |
Sessão decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI. |
22001 visitas Nesta sessão pública, os discentes do segundo ciclo de estudos em Sociologia: Exclusões e Políticas Sociais apresentam o seu projeto de dissertação, no final a audiência tem a possibilidade de colocar questões sobre a temática abordada. De acordo com Maria João Simões, diretora do Mestrado em Sociologia: Exclusões e Políticas Sociais, através desta atividade pretende-se "estimular o debate científico e a capacidade dos próprios mestrandos de adquirirem competências de argumentação, contra-argumentação e debate científico que serão úteis no dia da defesa da sua dissertação, fazendo com que se sintam mais à vontade". Da mesma forma, também funciona como "um momento de pressão para os mestrandos cumprirem prazos, assim eles sabem que têm três sessões e em cada sessão é suposto terem uma parte mais ou menos elaborada, evitando que a realização da dissertação se prolongue até à época especial ou até ao ano seguinte", afirma. A também socióloga explica que esta ação resulta da constatação de que existe um problema a nível nacional e internacional, pois "muitas vezes os titulares das dissertações fazem uma muito boa apresentação, mas quando chega a parte do arguente colocar questões, existe uma dificuldade em responder a essas perguntas". Durante o ano são realizados três encontros, sendo que no primeiro os estudantes apresentam o projeto de dissertação, no segundo expõem a metodologia e no último mostram a parte empírica. Neste dia, as três apresentações centram-se na primeira fase, por isso os alunos referem "qual é o projeto, falam dos principais pressupostos teóricos que vão utilizar na dissertação, mostram os objetivos e de forma muito leve, vão avançar com a metodologia", conta a também docente. De resto, Andreia Mendes, estudante de Mestrado em Sociologia considera que este género de eventos "são muito benéficos, porque permitem acrescentar aspetos à dissertação que nós nem sequer tínhamos pensado em colocar, sem dúvida é uma forma de preparação para o dia da defesa". Por sua vez, Goreti Nunes declara que esta é uma forma que a ajuda "a treinar o contacto com o público, pois não é fácil encará-lo quando estamos a ser avaliadas, assim espero sentir-me mais à vontade". Para o desenvolvimento da dissertação, as alunas escolheram assuntos relacionados com a participação política online, igualdades de género ao nível da formação e influência da medicalização da obesidade na auto perceção corporal e nos comportamentos dos jovens.
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