Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Alunos do Conservatório da Covilhã assinalam ano novo chinês
Rafael Mangana · quarta, 17 de fevereiro de 2016 · O Conservatório da Covilhã assinalou na segunda-feira, dia 15 de fevereiro, a chegada do ano novo chinês, com diversas atividades em torno daquela cultura oriental. Esta é uma iniciativa inédita na história da instituição, que surge na sequência da implementação da língua chinesa na estrutura curricular da escola, tanto no Pré-Escolar, como no Primeiro Ciclo. |
A tradicional "dança do dragão" foi uma das atividades realizadas. |
21983 visitas Da atividade realizada na segunda-feira constaram a degustação de comida chinesa à hora de almoço, a visualização de um vídeo alusivo a uma lenda chinesa, dança dos leques chineses, entoação de músicas tradicionais do novo ano, a apresentação de uma orquestra de música chinesa, a tradicional "dança do dragão" e o lançamento de lanternas chinesas. "Há dois anos que esta língua está a ser lecionada no Conservatório, porque nós verificámos em alguns estudos internacionais que havia uma correlação muito benéfica ao nível pedagógico do facto das crianças fazerem a relação de uma linguagem oriental com base em caracteres diferentes, transferindo para uma linguagem mais ocidental, com uma codificação linguística completamente diferente", explica o Diretor Pedagógico. João Sá Pinho refere que "a aprendizagem desta língua promove o desenvolvimento cognitivo ao nível do raciocínio, do cálculo mental, muitas das competências associadas à área da Matemática". Aquele responsável mostra-se "muito satisfeito" com o decorrer das atividades, que tiveram como principal objetivo "fazer um reforço das aprendizagens que são abordadas em contexto de sala de aula, através de momentos em que as crianças possam vivenciar a cultura chinesa". De resto, João Sá Pinho refere que as crianças se têm adaptado bem à aprendizagem de uma língua que é bastante diferente do português. "Até já assistimos as crianças a estabelecerem pequenos diálogos em chinês mesmo fora do contexto das aulas, o que para nós é um excelente feedback da aceitação delas em relação a esta área". |
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|