Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Recessões económicas explicadas
Luís Moreira e Sofia Dinis e AAA · quarta, 13 de janeiro de 2016 · @@y8Xxv Seminário de Investigação “Accounting for Business Cycles with Wedges” apresenta aplicação capaz de explicar as recessões económicas. |
Pedro Brinca apresentando o seu artigo. |
21981 visitas Pedro Brinca, docente da NOVA School of Business and Economics, apresentou no dia 8 de janeiro o seu mais recente artigo, “Accounting for Business Cycles with Wedges” e a sua aplicação “BCApplt”. O artigo estuda e avalia as ineficiências na economia atual, utilizando como exemplos a recessão que ocorreu nos Estados Unidos em 2008 e nas economias europeias, através de um modelo assente na macroeconomia. Esta investigação deu origem a “BCApplt”, um software que procura ser uma ferramenta pedagógica e de investigação, capaz de decompor a relevância dos vários fatores que ajudam a explicar as recentes recessões, como a crise do “sub-prime”.
O público apreciou o trabalho de Pedro Brinca, principalmente a aplicação. Flávio Serra, um dos aluno de presentes, diz que é fundamental conhecer mais detalhes sobre o software, que considera uma inovação bastante útil e revolucionária. Já Tiago Afonso, também aluno do 1º ano do Doutoramento em Economia, considera que este tipo de eventos enriquecem o seu curriculum e o seu conhecimento, principalmente quando a apresentação é tão cativante como aquela que foi feita pelo docente da NOVA School of Business and Economics.
Pedro Brinca, revela que demorou cerca de um ano a produzir este artigo, que contou com a coautoria de Varadarajan Chari, Patrick Kehoe e Ellen MacGratten, da Universidade do Minnesota nos EUA. O assunto já tinha sido abordado em 2007 por dos seus coautores, Varadarajan Chari, juntamente com Patrick Kehoe e Ellen MacGratten.
O seminário, dirigido a professores e alunos de doutoramento, decorreu no Workln@FCSH da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI.
|
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|