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A escola como “exemplo vivo de cidadania”
Micael Sá · quarta, 28 de outubro de 2015 · @@y8Xxv A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da UBI recebeu, no dia 23 de Outubro, a apresentação do livro “Esboço de um Projeto de Escola Básica e Secundária para a Educação do Futuro”, da autoria de Rogério Monteiro e com a chancela da Chiado Editora. |
Sessão de apresentação do livro de Rogério Monteiro |
21984 visitas A apresentação da obra "Esboço de um Projeto de Escola Básica e Secundária para a Educação do Futuro" foi organizada pelo 3º Ciclo/Doutoramento do Departamento de Psicologia e Educação da UBI, e contou com a participação de João Carlos Caramelo, Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Jorge Torrão, vereador da Câmara da Covilhã; António José da Silva, representante da Chiado Editora; e Manuel Loureiro, docente do Departamento Psicologia e Educação da UBI. Apresentação iniciou-se com a intervenção de Manuel Loureiro, que considerou que "este projecto nos ajudar refletir sobre o significado da nossa acção como educadores, e o significado predominante que o educador tem ao longo do crescimento do ser humano", congratulando a realização do trabalho do autor. De seguida, Jorge Torrão pronunciou-se sobre a importância do livro e felicitou todos os docentes da UBI pela sua prestação a favor da construção de uma sociedade civilizada, em termos de ética e moral. António José Da Silva, representante da Chiado Editora, evidenciou o nascimento e o crescimento da empresa, nomeando alguns autores célebres da literatura portuguesa que fazem parte da "família" desta editora. João Carlos Caramelo tinha a cargo a apresentação do livro, começando por debruçar-se sobre o autor, Rogério Monteiro, que considerou uma pessoa "versátil" e "multifacetada", e sobre a importância da pesquisa realizada. "Revela-nos um grande ecletismo intelectual, em que vai convocar não só autores em campos científicos diversos, desde as neurociências até a economia passando obviamente pela sociologia e pela ciência politica e essencialmente evocando aquilo que é o seu objecto: o campo da educação". A terminar, o autor, Rogério Monteiro, pronunciou-se sobre a instabilidade económica nos centros escolares dando como exemplo o encerramento de várias escolas e relevando a importância da comunidade escolar. "Deve ser gerida de forma triangular: professores, alunos e pais". Igualmente importante é "o convívio existente no interior de uma sala de aula para a construção de uma personalidade e caráter correcto, construindo uma educação melhor para todos". "A escola deve ser um exemplo vivo da cidadania executiva de sonhar, de pensar e de criar novamente". |
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