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1° Encontro da Plataforma Delta - Escolas de Competências Empreendedoras
Pedro Santos · quarta, 21 de outubro de 2015 · @@y8Xxv A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior recebeu o 1° Encontro da Plataforma Delta - Escolas de Competências Empreendedoras. A sessão foi dedicada ao empreendedorismo juvenil e contou com a apresentação de um manual que promove competências para a criação de novas ideias. |
1° Encontro da Plataforma Delta na FCSH da UBI. Foto: FSCH |
21973 visitas Promover o empreendedorismo entre os mais jovens foi o tema central do 1º Encontro da Plataforma Delta. A sessão, que teve lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FSCH), contou, na sessão de abertura, com a presença do Reitor da Universidade da Beira Interior, António Fidalgo, mas também Hélio Fazendeiro, em representação da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), e Susana Azevedo, Presidente do Departamento de Gestão e Economia da UBI. A importância de apostar na inovação foi destacada na abertura da sessão, que contou com muitos participantes. Depois da apresentação inicial por parte da Presidente do Departamento de Gestão e Economia, o Reitor da UBI, António Fidalgo, realçou que "os estudantes devem ser donos de si próprios, tendo uma capacidade de autonomia e iniciativa". O espírito empreendedor que existe dentro de cada pessoa também foi destacado por Hélio Fazendeiro, que enfatizou que não é apenas no mundo empresarial que existe empreendedorismo, este também está presente na sociedade civil. O encontro seguiu depois com a apresentação do "Manual para Jovens Empreendedores: Comportamentos e Competências: Dos 13 aos 18 anos”. Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, constituida por Dionísia Gomes, da "Associação Coração Delta", Miguel Ribeiro, do "Grupo Delta", e João Leitão, docente da UBI, o manual explora duas dimensões importantes na criação do perfil de um empreendedor. Criado com o objetivo de potencializar jovens para o mundo activo, o manual veio também colmatar, considera João Leitão, uma falha que existia num determinado nível de ensino. "É uma peça que pretende formar jovens empreendedores, pré-universitários", esclarece o docente. O manual apresenta uma abordagem ao nível dos comportamentos e apela à responsabilidade social dos jovens para criar neles uma orientação empreendedora. João Leitão faz ainda uma apologia ao espirito crítico e à capacidade de inovação, destacando o apoio que é necessário continuar a dar à investigação. O "Manual para Jovens Empreendedores" já está a ser analisado pela Direcção Geral de Ensino, e o objetivo dos organizadores é que este seja reconhecido por parte do Ministério da Educação como uma ferramenta capaz de promover o desenvolvimento de competências nos alunos. Apesar dos projectos-piloto feitos nalgumas escolas, o verdadeiro impacto dos conhecimentos promovidos pelo manual está ainda por apurar. As expectativas são no entanto elevados e os promotores do projeto esperam que seja possível impulsar toda uma nova vaga de jovens nacionais e internacionais. O Agrupamento de Escolas do Fundão foi um dos estabelecimentos onde o manual foi utilizado enquanto instrumento educativo e Alda Fidalgo, professora da instituição, considera que este promove a criatividade e a capacidade de iniciativa por parte dos alunos. A resposta dada pelos alunos quando lhes são propostos desafios é também realçada pela professora, que dá o exemplo dos treze projetos trabalhos nas diferentes áreas, da informática às ciências e tenologias. "A área de formação não é impeditiva à realização de um projecto. Desenvolver competências nos alunos é fundamental", explica Alda Fidalgo. A professora do Agrupamento de Escolas do Fundão mostra-se satisfeita com a mobilização que existe em torno deste projeto que contou com a presença de alunos de todos os níveis de ensino. "Temos tido algum reconhecimento exterior, os alunos têm ganho alguns prémios", concluiu. A Escola Secundária Quinta das Palmeiras também esteve em destaque na sessão. O director do estabelecimento de ensino, João Paulo Mineiro, centrou a sua apresentação na ideia de que é fundamental "Educar com Liderança e Criatividade". Para o diretor, a liderança é determinante para o bom funcionamento de uma escola que pretende desenvolver socialmente os alunos, através de uma formação que vá para além do espírito empreendedor. João Paulo Mineiro reiterou que é necessária uma liderança que procure uma conjugação de interesses entre a disponibilização de recursos e a gestão das relações interpessoais. "Nas escolas há algumas pessoas a ocupar cargos de liderança que não têm espírito de liderança". O responsável pela escola secundária considera que "há que dar espaço aos alunos, para poder receber resultados". O diretor criticou ainda a burocratização do ensino, que trava o espírito empreendedor dos estudantes. No final das intervenções alguns dos antigos alunos da UBI, agora jovens empreendedores, avaliaram projectos criados por alunos do ensino secundário, no âmbito desta iniciativa, que procurou orientar os estudantes empreendedores na valorização dos seus próprios projectos. O encerramento dos trabalhos esteve a cargo do Presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas que realçou a importância do evento e do manual apresentado, que defende ser muito importante para o futuro do empreendorismo jovem. |
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