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UBI mostra trabalho no Lisboa Design Show
Rodolfo Pinto Silva · quarta, 14 de outubro de 2015 · @@y8Xxv Os cursos de design da UBI estiveram no certame que decorreu na capital e encerrou no último domingo. Os elementos da instituição deram a conhecer os projetos realizados nas disciplinas de projeto e participaram no desfile de moda que fez parte do programa do evento. 2014-10-14 00:00:35 |
A área da moda foi um dos destaques da participação da UBI no Lisboa Design Show |
21969 visitas Finalistas dos cursos de design da Universidade da Beira Interior (UBI) deram a conhecer trabalhos na edição deste ano do Lisboa Design Show, que terminou no domingo, dia 11. Estiveram envolvidos elementos de Design Industrial, Design Multimédia, Design de Moda e Branding e Design de Moda, curso promovido em parceria com o IADE-U – Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário. Os estudantes apresentaram no espaço da UBI as ideias desenvolvidas nas unidades curriculares projetuais, no âmbito das quais contaram com o apoio de docentes e técnicos da instituição. Os trabalhos foram executados nas oficinas e laboratórios da UBI, aspeto salientado por Madalena Pereira. “A UBI continua a orgulhar-se do facto de os seus alunos poderem desenvolver todos os seus projetos nas suas instalações laboratoriais e oficinais. É o nosso cartão-de visita”, refere a docente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis. Os elementos da Universidade da Beira Interior estiveram ainda envolvidos no desfile de moda promovido em conjunto com escolas desta área – como o IADE-U e a ESART, de Castelo Branco –, e apoiado pelo Lisboa Design Show. Os cerca de 100 coordenados apresentados foram realizados por 30 alunos dos mestrados em Design de Moda da UBI e Branding e Design de Moda do IADE-U/UBI. Os trabalhos resultaram de uma parceria com a empresa de Guimarães SOMELOS. Os alunos e docentes foram desafiados a criar produtos diferenciados através da matéria prima daquela unidade têxtil do Norte do País – fios para têxteis e malhas – e trabalhar o branding na componente linguagem visual da marca. Isto com o objetivo de “gerar inovação e com ela reforçar o seu posicionamento no mercado”, de acordo com a UBI. A ligação à SOMELOS é um exemplo das relações que a formação promovida pelo IADE-U/UBI mantém com o mercado de trabalho, “procurando valências concretas para os alunos dos cursos e uma resposta adaptada ao perfil de excelência que as empresas procuram”. Para os projetos do Mestrado em Design de Moda “realizaram-se também um conjunto de parcerias com as empresas do sector em Portugal, tais com LMA, Twintex, Alçada & Pereira, Lectra, MRolo, Penteadora, Confecções Lança, Fitcom, YKK entre outras como já é prática da UBI na relação de proximidade entre empresas e instituição”, conclui fonte da Universidade da Beira Interior. |
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