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Dois projetos aprovados a investigadores do C-MAST
Urbi · quarta, 12 de agosto de 2015 · @@y8Xxv Carlos Xisto e José Páscoa viram aprovadas pela FCT investigações que vão procurar novas soluções para veículos hipersónicos e sistemas de aterragem, respetivamente. |
José Páscoa, um dos docentes do Departamento de Eletromecânica com projetos aprovados |
21974 visitas Carlos Xisto e José Páscoa, investigadores do Departamento de Engenharia Eletromecânica e do Centro de Investigação C-MAST – Centro de Ciências e Tecnologias da Engenharia Mecânica e Aeroespacial – vão desenvolver dois projetos que foram aprovados no âmbito da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Carlos Xisto vai trabalhar “Manipulação magnetoplasmadinâmica de escoamento em veículos hipersónicos e de re-entrada”, enquanto José Páscoa viu aprovado o projeto UNDULANT-NEXT. Ambos dos estudos vão fazer uso das instalações para computação de alto desempenho (HPC), que o Laboratório de investigação ClusterDEM, do Departamento de Engenharia Electromecânica, possui na Universidade da Beira Interior. “Manipulação magnetoplasmadinâmica de escoamento em veículos hipersónicos e de re-entrada” – também designado HyperMHD – terá como objetivo obter códigos computacionais MHD, capazes de ajudar no projeto de veículos hipersónicos inovadores e na reentrada de cápsulas espaciais na atmosfera. O modelo computacional que suporta este projeto de Carlos Xisto, baseado em Magnetohidrodinâmica, tem vindo a ser desenvolvido na UBI há alguns anos e é considerado uma referência mundial. UNDULANT-NEXT, que será liderado por José Páscoa, intitula-se “Controlo do escoamento não-estacionário na camada limite usando atuadores a plasma de nova geração”. O projeto destina-se a fazer uma investigação que possa substituir os dispositivos dos processos de aterragem de aeronaves, que atualmente recorrem a sistemas mecânicos, por atuadores de plasma. “O controlo do escoamento em aeronaves, como se observa diariamente nos aviões durante a aterragem e descolagem, é feito por sistemas mecânicos que alteram a forma das asas. Estes sistemas são pesados e lentos a atuar. Neste projeto continuarão a ser desenvolvidos os trabalhos da UBI sobre atuadores a plasma, que são extremamente leves e rápidos a atuar, permitindo substituir os pesados sistemas mecânicos atuais”, explica José Páscoa. Os atuadores a plasma mais comuns para aplicações em aerodinâmica são os do tipo Dielectric Barrier Discharge (DBD). Como exemplos de aplicação serão considerados o controlo do ângulo de saída do escoamento num motor a jato baseado em tubeira diferencial, o controlo da perda dinâmica em asas e em turbomáquinas de tipo ciclorotor. |
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