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Alumniados: por alunos, para alunos
Sara Sampaio Alves · quarta, 13 de maio de 2015 · @@y8Xxv Um evento com um painel recheado de ex- alunos convidados a partilhar a sua experiência pós-universidade com os atuais alunos. O que une estes alumni e atuais alunos é um lema: "uma vez Ubiano para sempre Ubiano", como referiu o reitor António Fidalgo na sessão de abertura do Alumniados 2015. |
Organizadores do Alumniados 2015 Fotografia tirada por: Tiago Pinheira |
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O Alumniados 2015 começou com o painel designado "Mudar a trouxa e zarpar", onde a palavra-chave era adaptação. João Morgado, escritor e primeiro orador deste painel, afirmou que "é importante nós percebermos que quando estamos na universidade não estamos a ser preparados para o mundo que há-de vir. Estamos a ganhar bases para podermos enfrentar o mundo que há-de vir." Um ponto em comum entre estes oradores: todos eles passaram pelas mais diversas profissões, sem medo de mudança.
Paralelamente ao primeiro painel, decorreu uma exposição de moda organizada pelos alunos de Design de Moda da universidade. O objetivo era simples, "mostrar um pouco o que se faz e o que representa um pouco a moda", como explicou Artur, aluno daquele curso.
No segundo painel, onde a criatividade era o centro da conversa, um problema discutido foi o facto de os alunos terem dificuldade em arranjar trabalho quando saem da universidade. No entanto, ex-alunos como Inês Duvale, designer de moda, e Sara Petrucci, da empresa MyKubo, apresentaram uma solução a este problema: empreendorismo. Uma ideia boa, com a ajuda de patrocínios pode desenvolver-se mais facilmente, pois estes dão os recursos que o empreendedor pode não ter. "Se não temos x, arranjamos um parceiro que nos dê x para conseguir chegar ao objetivo y", completa Sara Petrucci.
Jorge Esteves, jornalista da RTP defende que caso um aluno se aperceba que não está na área correta deve mudar. Como sugere que se chegue a essa conclusão? Através de estágios, de visitas a empresas da área, para terem a certeza de que gostam e que "não se desencontram".
Para os ex e atuais alunos este foi um evento que serviu para “alumniar” os atuais alunos acerca do mundo do trabalho e "mostrar uma visão e uma experiência do mundo do trabalho" que estes alunos ainda não têm, como explicou Luzia Arantes. Esta iniciativa também deu uma ideia aos alunos de que há mais para além da área onde se estuda, como podemos ver pela maioria dos oradores que tinham estudado Ciências da Comunicação e atualmente trabalham em áreas relativamente diferentes.
O último painel do Alumniados 2015 serviu para os alunos "tentarem entender o que há para além da comunicação", como explicou Pedro Afflalo um dos apresentadores do evento. No entanto, não significa que o curso não seja importante, pois como acrescentou Tiago Guterres, do Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco "a universidade e o curso por que nós optamos são uma ferramenta maravilhosa para conseguirmos fazer qualquer coisa". Guterres disse ainda que "com os cursos que tiramos ganhamos bases fundamentais para adaptarmos esse conhecimento àquilo que estamos a fazer".
Esta iniciativa foi desenvolvida ao longo do semestre pelos alunos do Atelier de Publicidade e Relações Públicas com a ajuda das professoras Gisela Gonçalves e Sofia Rato e decorreu no Anfiteatro da Parada mantendo a "Parada em Movimento".
O evento contou ainda com a presença de um DJ, da fanfarra F.R.C, e de uma prova de vinhos.
O Alumniados 2015 começou com o painel designado "Mudar a trouxa e zarpar", onde a palavra-chave era adaptação. João Morgado, escritor e primeiro orador deste painel, afirmou que "é importante nós percebermos que quando estamos na universidade não estamos a ser preparados para o mundo que há-de vir. Estamos a ganhar bases para podermos enfrentar o mundo que há-de vir." Um ponto em comum entre estes oradores: todos eles passaram pelas mais diversas profissões, sem medo de mudança. Paralelamente ao primeiro painel, decorreu uma exposição de moda organizada pelos alunos de Design de Moda da universidade. O objetivo era simples, "mostrar um pouco o que se faz e o que representa um pouco a moda", como explicou Artur, aluno daquele curso. No segundo painel, onde a criatividade era o centro da conversa, um problema discutido foi o facto de os alunos terem dificuldade em arranjar trabalho quando saem da universidade. No entanto, ex-alunos como Inês Duvale, designer de moda, e Sara Petrucci, da empresa MyKubo, apresentaram uma solução a este problema: empreendorismo. Uma ideia boa, com a ajuda de patrocínios pode desenvolver-se mais facilmente, pois estes dão os recursos que o empreendedor pode não ter. "Se não temos x, arranjamos um parceiro que nos dê x para conseguir chegar ao objetivo y", completa Sara Petrucci. Jorge Esteves, jornalista da RTP defende que caso um aluno se aperceba que não está na área correta deve mudar. Como sugere que se chegue a essa conclusão? Através de estágios, de visitas a empresas da área, para terem a certeza de que gostam e que "não se desencontram". Para os ex e atuais alunos este foi um evento que serviu para “alumniar” os atuais alunos acerca do mundo do trabalho e "mostrar uma visão e uma experiência do mundo do trabalho" que estes alunos ainda não têm, como explicou Luzia Arantes. Esta iniciativa também deu uma ideia aos alunos de que há mais para além da área onde se estuda, como podemos ver pela maioria dos oradores que tinham estudado Ciências da Comunicação e atualmente trabalham em áreas relativamente diferentes. O último painel do Alumniados 2015 serviu para os alunos "tentarem entender o que há para além da comunicação", como explicou Pedro Afflalo um dos apresentadores do evento. No entanto, não significa que o curso não seja importante, pois como acrescentou Tiago Guterres, do Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco "a universidade e o curso por que nós optamos são uma ferramenta maravilhosa para conseguirmos fazer qualquer coisa". Guterres disse ainda que "com os cursos que tiramos ganhamos bases fundamentais para adaptarmos esse conhecimento àquilo que estamos a fazer". Esta iniciativa foi desenvolvida ao longo do semestre pelos alunos do Atelier de Publicidade e Relações Públicas com a ajuda das professoras Gisela Gonçalves e Sofia Rato e decorreu no Anfiteatro da Parada mantendo a "Parada em Movimento". O evento contou ainda com a presença de um DJ, da fanfarra F.R.C, de uma prova de vinhos e de uma exposição de fotografia realizada por Marisa Cardoso, Tiago Pinheira e Pedro Lopes.
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