Foi no passado dia 11 de abril que as instalações do Departamento de Química da UBI receberam a 2ª fase das Olimpíadas Júnior 2015 daquela disciplina.
Promovida pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), a iniciativa decorreu simultaneamente em oito universidades do país: Lisboa, Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Vila Real, Porto e Covilhã.
Na eliminatória da UBI estiveram presentes 26 equipas, oriundas de escolas do terceiro ciclo dos Distritos da Guarda e Castelo Branco.
Estas equipas, constituídas por alunos do 8º e 9º ano passaram previamente por uma 1ª fase da prova, ao nível da escola.
Da prova constavam um conjunto de questões com base em observações em laboratório, e um outro tipo concurso, semelhante aos de televisão, com respostas a questões concretas, que decorreu no anfiteatro Pinto Peixoto.
Depois da realização das provas, seguiu-se um almoço, para convívio entre todos os participantes, procedendo-se em seguida à divulgação dos resultados e entrega dos prémios. A sessão de encerramento contou com a participação da Desertuna – Tuna Académica da UBI.
A grande vencedora desta fase foi a equipa “Os Quarks”, da Escola Básica Integrada de Castelo Branco, tendo em segundo lugar ficado apurada a equipa “Os Precipitados” da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã.
De salientar que estas duas equipas do distrito de Castelo Branco ficaram apuradas para a fase final nacional, a realizar no próximo dia 9 de maio na Universidade do Minho.
Segundo os organizadores “Os objectivos das Olimpíadas de Química são despertar o interesse por esta disciplina, dinamizar o seu estudo e ensino, proporcionar uma aproximação entre as escolas básicas e as universidades e cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os estudantes”.
De referir que a equipa que se classificou em 2º lugar em 2014, na fase realizada na UBI, da Escola Secundária Nuno Álvares Pereira, de Castelo Branco, foi a grande vencedora da fase final nacional e irá representar Portugal este ano na European Science Olympiad (EUSO).