Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
“O que queres ser quando fores grande?”
Sara Ventura · quarta, 25 de mar?o de 2015 · @@y8Xxv Uma vez mais, o curso de Psicologia proporcionou aos seus alunos uma aula aberta. Desta vez, falou-se de algo ainda pouco estudado, “O Desenvolvimento Vocacional na Infância”. |
Rute David abordando o tema "Desenvolvimento Vocacional na Infância" |
21998 visitas Rute David foi a escolha para lecionar esta aula aberta que se realizou na passada quarta feira na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Beira Interior (UBI). Por norma, a maioria da pesquisa acerca deste assunto centra-se em estudos com adolescentes e adultos por se dar pouca importância ao desenvolvimento vocacional em crianças, “com o argumento de ‘deixem as crianças brincar’ “, elucidou Rute David durante a aula. Ainda assim, existem vários autores que defendem que o desenvolvimento de carreira tem vindo a ser concebido como um processo que se inicia na infância e se vai desenvolvendo ao longo de toda a vida. Algumas conclusões retiradas desta investigação é efetivamente a influência dos pais, seja pelas suas profissões ou pela educação que dão aos seus filhos. Há uma questão de género inerente neste estudo, sendo que os rapazes dão preferência a profissões com atividade de foro físico e intelectual (engenheiro, bombeiro, etc) e as raparigas ambicionam atividades artísticas de ajudar os outros (bailarina, baby-sitter, médica). Esta iniciativa foi organizada no âmbito das unidades curriculares “Psicologia do Desenvolvimento Vocacional” e Psicologia Escolar e da Educação II”, disciplinas da licenciatura de Psicologia e surgiu no decurso do planeamento de atividades e, “considerando aquelas que são importante na medida que são as modalidades mais descuradas” optaram por explorar esta temática “habitualmente não muito trabalhada”, explicou Ludovina Ramos, uma das docentes responsáveis pelo evento. Esta Aula Aberta contou com bastante adesão por parte dos alunos. Andreia Pereira, aluna do 3º ano de Psicologia, esclarece que este tipo de aulas são importantes na medida em que dão “a conhecer outras temáticas para além daquelas que são dadas nas unidades curriculares”. A aluna acrescenta ainda que assim “é dada uma noção daquilo que acontece em contexto profissional em áreas pouco estudadas e que podem ser uma via a seguir profissionalmente”.
|
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|