Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
UBI em 2014: do cluster de cloud computing às homenagens
Rodolfo Pinto Silva · quarta, 7 de janeiro de 2015 · @@y8Xxv Num ano em que a UBI aprofundou a ligação à PT, a instituição manteve a taxa de atração de alunos e aprofundou laços à comunidade, sem esquecer a internacionalização. |
21956 visitas O protocolo com a Portugal Telecom (PT) que permite o desenvolvimento de um cluster de cloud computing na Universidade da Beira Interior (UBI) foi um dos momentos mais importantes do ano de 2014 para a instituição. Não foi, contudo, a única data a recordar. Foi o ano em que a Academia atribuiu três doutoramentos honoris causa, o título de Reitor Emérito ao primeiro responsável reitoral da sua história – Cândido Passos Morgado –, e foi homenageada por duas autarquias da região. O anúncio foi feito no início de abril, pelo ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro. UBI e PT estabeleceram os princípios para desenvolverem um centro de excelência e o Governo apadrinhou o projeto. O mesmo elemento do Governo viria à Covilhã, em junho, assistir à assinatura do protocolo que criou o Centro de Investigação e Competências nas áreas de Cloud Computing e saúde.
DOUTORAMENTOS HONORIS CAUSA Foi o estreitar de relações entre duas entidades que continuaram a promover formações como a Pós-graduação em Cloud e Datacenter, que se iniciou em setembro. Zeinal Bava, na altura responsável máximo da PT, esteve também na cerimónia e voltaria, em outubro, para receber o doutoramento Honoris Causa, juntamente com Paulo de Oliveira, histórico empresário dos lanifícios, e Carlos Salema, que liderou o primeiro Conselho Geral da UBI. Antes, a 30 de abril, no dia em que comemorou 28 anos, a UBI homenageou Passos Morgado, com o título de Reitor Emérito. Mas a homenagens não se cingiram ao interior da Universidade. No dia em que assinalaram os seus aniversários, Fundão e Covilhã atribuíram à instituição, respetivamente, a Medalha de Ouro e a Medalha de Mérito Municipal, pelos contributos dados pela instituição de Ensino Superior aos seus concelhos, mas também à região.
COLOCAÇÃO DE ALUNOS POSITIVA Processo essencial para as universidades são as três fases do Concursos Nacional de Acesso ao Ensino Superior. A UBI, que em 2014 teve praticamente as mesmas vagas do ano anterior, manteve nas duas primeiras fases a boa capacidade de atrair novos alunos. A área das engenharias, no entanto, manteve os problemas que se verificam a nível nacional. No entanto, a UBI procurou alternativas e conseguiu recrutar, para Engenharia Civil, alunos no estrangeiro. Esta estratégia, que já vinha de trás, continuou a ser desenvolvida ao longo de 2014. Foi lançado um site específico dirigido a alunos internacionais e aberto um concurso para estudantes brasileiros. A atenção dada a quem vem de fora não descorou a procura de universitários em Portugal. A UBI teve sucesso nas bolsas criadas pelo Governo +Superior e estabeleceu ligações na região para captação de alunos locais. Os protocolos abrangeram empresas e autarquias, com Covilhã e Fundão a criarem esses apoios para os seus cidadãos que escolham a UBI para tirar um curso.
PROXIMIDADE À COMUNIDADE Uma ligação à comunidade que foi aprofundada em outros campos: com o Jornal do Fundão para criar o Prémio de Jornalismo António Paulouro; com a criação da Academia Júnior, para mostrar a alunos da região como se faz ciência, ou com a parceria no âmbito do projeto Idearia, destinado a dotar os jovens da Covilhã de competências que os ajudem na procura de emprego. Nota ainda para o protocolo com AICEP para aposta na internacionalização, o Centro de Investigação RELEASE que estabeleceu uma colaboração com PT Inovação e Sistemas; o projeto Projeto Pró-Lúdico para combater a obesidade infantil, ou a ligação ao termalismo. A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, por seu turno, criou um centro de apoio à investigação e à comunidade. Também no que toca à investigação, terminou no final de 2014 o projeto internacional CROP, que desenhou aquilo que pode ser uma revolução no mundo da aviação e, no âmbito do RELEASE, a UBI participou na conceção de um sistema de segurança com a EFACEC, que garantiu uma avaliação de nota máxima nas instituições internacionais que gerem certificações. Uma tese de doutoramento resultou num sistema de controlo da dor que foi testado em unidades hospitalares e que pode ajudar na qualidade dos cuidados de saúde. No plano institucional, Luís Lourenço assumiu a Provedoria do Estudante e a equipa reitoral foi reforçada com José Páscoa e Manuel Lemos. Em novembro, os estudantes elegeram os seus representantes no Conselho Geral, que, em fevereiro, passou a contar com a participação de José Sócrates. A Associação Académica foi a votos, elegendo Francisca Castelo Branco para o mandato de 2015. Houve mais elementos da UBI em destaque. João Queiroz, antigo reitor, foi nomeado diretor-geral do Ensino Superior, enquanto Duarte Sequeira, aluno de Medicina, foi eleito presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina. Bruno Travassos, docente do Departamento de Desporto, assumiu o comando técnico da Desportiva do Fundão, equipa da I Divisão de futsal. Ainda no plano desportivo, a AAUBI conquistou 42 medalhas na época desportiva que terminou no final do ano lectivo. Em plano de destaque esteve o nadador Henrique Neiva, aluno de doutoramento da UBI, que foi campeão universitário. E já se antevê mais um ano de sucesso nesta modalidade: as primeiras medalhas conquistadas esta época, já em dezembro, foram na natação, com Rosa Oliveira a vencer duas provas.
ANIVERSÁRIO DA REAL FÁBRICA E NOVOS CURSOS 2014 foi também o ano em que a Real Fábrica de Panos, onde está instalado o Polo I da UBI, comemorou 250 anos. A efeméride foi assinalada num ano em que a UBI preparou o futuro com a criação de novas formações, algumas em parceria com outras entidades: licenciatura em Informática Web; mestrados em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais (G3Dmaster), em saúde e tecnologia (Master in Care and Technology), Bioengenharia e Gerontologia; e doutoramentos em Materiais e Processamento Avançados, Design Moda e Ressonância Magnética Nuclear. Foram ainda desenvolvidas pós-graduações em Gestão dos Serviços Partilhados e Hidrologia e Climatologia. No final do ano, o Conselho Geral aprovou o orçamento para 2015. Um ano que se espera de cortes governamentais que, amiúde, foram alvo de reparos por parte de António Fidalgo, reitor da UBI.
- Texto atualizado a 7 de janeiro de 2015. |
GeoURBI:
|