Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Edgar Félix: “Apoiaremos uma estratégia de crescimento da UBI”
Rodolfo Pinto Silva · quarta, 19 de novembro de 2014 · Continuado
|
Edgar Félix |
21982 visitas - Que motivos o levaram a liderar a Lista B ao Conselho Geral da UBI? - Há quatro anos, escolhi a Universidade da Beira Interior (UBI) como a primeira e única hipótese para onde vir estudar. As certezas estavam definidas e, passado este tempo, assumo que chegou a altura de poder contribuir com um trabalho sério e eficaz na representação dos estudantes neste órgão da UBI. Desta forma, liderei com a vontade de integrar uma lista que não quer fazer frente, mas que quer estar à frente, no momento de resolver os principais desafios desta academia, demonstrando a força dos interesses e dos direitos de todos os estudantes da UBI, refletidos nos seus contributos. Tomando consciência da importância e do exercício deste órgão, reuni uma equipa empenhada, responsável e com a certeza de querer, da melhor forma, representar todos os estudantes no Conselho Geral da Universidade da Beira Interior.
- Qual a linha que melhor define a Lista B? - Inerente à Lista B está uma personalidade definida que revela responsabilidade, independência e consciência no gesto de representar os estudantes. O verbo liderar perde significado no momento em que cada elemento do grupo deseja o melhor para Academia. Não se lidera, orienta-se um grupo de estudantes com ideias pertinentes nas várias áreas de ação da nossa instituição. Assim, procuramos os caminhos necessários para que a Universidade seja cada vez mais uma referência no panorama nacional. Somos pela pluralidade de opiniões, desde que apoiadas em ideias concretas para suportar uma estratégia de crescimento da UBI. É importante que todos estejam cientes de que o Conselho Geral é um órgão deliberativo da máxima responsabilidade, o que exige dos seus intervenientes uma atitude de respeito e construção para com a Academia à qual pertencemos.
- De que forma pretende desempenhar o cargo? - Devemos ter consciência que falamos de um órgão que dá primazia ao diálogo e é isso que deve prevalecer em vários momentos. Mais do que um cargo, é uma tarefa respeitável que será desempenhada com a certeza que não representamos partes, mas sim, todos e que procuramos um caminho certeiro para o crescimento da UBI. Ouvir e fazer-se ouvir acontecerá no Conselho Geral com uma atitude assertiva. É também importante reunir o conjunto de alunos que se construiu durante uma eleição e manter uma forte cooperação entre todos os cinco elementos eleitos. Mais do que tudo os candidatos da Lista B querem ouvir o pulsar de todos os alunos da universidade.
- Que projetos defende para UBI que possam ser levados ao órgão? - A “Lista B - Por ti, com todos” apresenta a sua candidatura com um plano que reúne as suas determinações: uma participação cuidada na análise de propostas das personalidades candidatas ao cargo de Provedor do Estudante. Os interesses do corpo estudantil devem ser preservados em todas as frentes com um serviço de qualidade, responsável e eficaz. Deve procurar-se um maior envolvimento dos estudantes da UBI nesta escolha; promoção do apoio às atividades sociais, culturais e desportivas, com uma interação mais direta entre os grupos académicos e núcleos de estudantes, em articulação com a Associação Académica. De procurar-se a construção de um equilíbrio pleno entre as atividades académicas e as atividades que potenciam o desenvolvimento das aptidões e capacidades dos estudantes em outras vertentes; Deve ser discutido o apoio social aos estudantes que mais precisam com uma ajuda determinante para a conclusão dos seus estudos. Assim, procurar-se-á discutir e conhecer os apoios distribuídos no âmbito do Fundo de Apoio Social da UBI, apelando para a sua revisão, se tal for entendido como necessário; Bem como, garantir que o valor da propina não aumenta; Assegurar que o reconhecimento do trabalho desenvolvido na UBI começa na instituição e que é promovida a ligação ao mercado de trabalho, nomeadamente com a articulação a empresas nas várias áreas, valorizando a qualificação dos seus estudantes. A luta pelos interesses dos estudantes vai ter sempre em linha de conta a melhor vantagem para os estudantes inseridos nesta instituição, que se quer cada vez mais de excelência.
Edgar Félix Naturalidade: Alcobaça Curso: 2º ciclo em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas Ano de entrada na UBI: 2010 Idade: 22 anos Funções dentro da Academia: - Elemento da direção do UBIMedia – Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação. |
Palavras-chave/Tags:
GeoURBI:
|