Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Alunos da UBI recebem formação
Ana Sofia Paiva · quarta, 19 de novembro de 2014 · @@y8Xxv A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas recebeu Irina Saur-Amaral, a pioneira no desenvolvimento de uma metodologia de trabalho de investigação que facilita os alunos de pós-graduação. |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Fonte: ubi.pt |
21997 visitas “Perdemos muito tempo porque não sabemos quais são as ferramentas certas. Sabendo quais são, todos nós podemos ganhar e trabalhar muito mais facilmente e ter impacto internacional, que é o que pretendemos”, revela Irina Saur-Amaral, na formação que proporcionou aos alunos de Ciências Sociais e Humanas da UBI. Este encontro teve como objetivo esclarecer algumas dúvidas acerca da estrutura de uma tese e, ao mesmo tempo, divulgar a metodologia da revisão sistemática da literatura. Este é um processo que integra a parte da pesquisa para a elaboração de uma tese, passando por três fases: definição do enquadramento e objetivos da revisão da literatura, mapeamento da área estudada e síntese e apresentação dos resultados. Durante a formação, os alunos que colocaram muitas dúvidas acerca de algumas ferramentas utilizadas na tese. A professora respondeu e apresentou fórmulas simples de utilizar o site ISI Web of Science, bastante utilizado para a pesquisa, onde se encontram os mais variados artigos sobre cada área de estudo. A formação continuou com o EndNote, software utilizado na revisão sistemática da literatura. Este é direcionado para a gestão de referências bibliográficas que são transportadas para o Word, em lista de sumários. Para a investigadora é crucial deter conhecimentos acerca desta ferramenta porque “é o único [software] que permite tirar a lista de resultados depois de uma pesquisa exaustiva e transformá-los numa lista de sumários. É muito mais fácil”, conclui Irina Saul-Amaral. A ação de formação decorreu no dia 31 de Outubro e foi organizada pelas comissões científicas dos cursos de 3º ciclos em Educação e em Psicologia. |
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|