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Investigação sugere formas de motivação dos enfermeiros
Rodolfo Pinto Silva · quarta, 27 de agosto de 2014 · @@y8Xxv No âmbito de uma tese de doutoramento foram abordados modelos para promover a motivação e socialização dos profissionais de enfermagem nas instituições onde prestam serviço. |
Fernanda Vital prestou Provas de Doutoramento em junho |
21999 visitas O estudo dos enfermeiros e o seu grau de motivação e socialização dentro das instituições onde trabalham foi o tema da tese de doutoramento realizada por Fernanda Vital, na Universidade da Beira Interior (UBI). O trabalho de investigação intitulado “A influência do Marketing Interno na Socialização, Satisfação no Trabalho e Motivação dos Enfermeiros em diferentes contextos organizacionais” foi realizado na área científica de Gestão e teve orientação da docente da UBI Helena Alves. Contribuir para o estudo e para a medição da relação do marketing interno e do processo de socialização, analisando a influência de ambos na satisfação no trabalho e na motivação dos enfermeiros em diferentes contextos organizacionais, foi o objetivo da investigação que abordou temas ainda pouco analisados, de acordo com a autora. “Na revisão dos estudos que trataram esta temática, identificou-se a falta de estudos empíricos referentes à abordagem teórica da relação entre essas áreas”, refere Fernanda Vital. Foram utilizadas no estudo variáveis como Marketing Interno (com as dimensões “Liderança”, “Consideração e Valorização Profissional” e “Formação”), Motivação (onde se inclui “Reconhecimento Profissional” e “Desempenho Profissional”), Satisfação (através de “Clima Organizacional” e “Trabalho em Equipa”) e Processo de Socialização (com as dimensões “Conhecimento da Filosofia da Instituição”, “Relação com os Colegas”, “Objetivos/Recompensas” e “Acolhimento e Integração”). A avaliação de todos os itens esteve ligada à realização de inquéritos a 956 enfermeiros – dos quais se aproveitou uma amostra de 287 – acompanhados da realização de 12 entrevistas, para complementar o fenómeno em estudo. E os resultados apontam para a necessidade das instituições empregadoras terem maior atenção para com os seus colaboradores. “Considera-se que as organizações devem premiar os seus colaboradores com uma boa política de socialização e estratégias de marketing interno para que se sintam parte da organização e desenvolvam atividades e atitudes que levem a um maior desempenho e produtividade organizacional, tendo como intuito final a qualidade dos cuidados prestados ao doente e sua família/cuidadores levando a um grau de satisfação dos mesmos”, defende Fernanda Vital. As Provas de Doutoramento foram prestadas a 30 de junho e tiveram como júri João Manuel Frias Viegas Proença (Faculdade de Economia da Universidade do Porto), José Pedro da Cunha Catalão Dionísio (ISCTE-IUL do Instituto Universitário de Lisboa), Arnaldo Fernandes Matos Coelho (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), Helena Alves (UBI), Ricardo José de Ascensão Gouveia Rodrigues, (UBI) e Ana Paula Rodrigues (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). |
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