Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Gala Desporto 2014 celebra época de vitórias
Rodolfo Pinto Silva · quarta, 25 de junho de 2014 · @@y8Xxv Num ano em que conquistaram 42 medalhas, os atletas e treinadores foram distinguidos na cerimónia que assinalou o encerramento da temporada. |
Associação Académica e UBI homenagearam os seus atletas durante a Gala do Desporto |
21998 visitas Estão entregues os prémios aos melhores desportistas de 2014 da Universidade da Beira Interior (UBI). A Gala do Desporto 2014 homenageou dezenas de atletas que vestiram as cores da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) ao longo do atual ano letivo e o elevado número não surpreende: tratou-se da melhor época desportiva dos últimos cinco anos. Foram conquistadas 15 medalhas de ouro, igual número de prata e 12 de bronze. Se todos os atletas medalhados estiveram em plano de destaque, havia 16 que viviam certamente uma expectativa especial. Era este o número de nomeados para os principais galardões da cerimónia: Desportista Revelação, Desportista Feminino, Desportista Masculino e Treinador do ano. O júri já tinha decidido e os anúncios foram sendo feitos na festa do final da tarde de quinta-feira, dia 19. O Desportista Revelação do Ano foi Alexandre Gameiro que, no atletismo, alcançou o terceiro lugar no Salto com Vara, na prova disputada em Faro. Ana Rita Carvalho (kickboxing) foi uma das figuras da Gala, ao alcançar dois prémios: Desportista Feminino do ano, pelos títulos de campeã nacional de Light Kick (-55kg), alcançado em Vila Real, e na vertente de Ringue Low Kick (-56kg), que conquistou em Évora. Voltaria a subir à tribuna para receber a distinção de Treinador do ano, que este ano foi entregue a um técnico de uma modalidade individual e outra coletiva. Nesta, Ricardo Silva (Futebol Masculino) foi o escolhido. A época, o futebol de 11 ficou marcada pelo regresso um lugar do pódio – terceiro – no Campeonato Nacional Universitário (CNU). Consequência deste feito foi a escolha para vencer a categoria de Modalidade do Ano. O Desportista Masculino do ano foi Vasco Ensinas, do Kickboxing, campeão em Évora em Ringue Low Kick (-63kg)
HENRIQUE NEIVA RECEBE PRÉMIO PERCURSO DESPORTIVO Henrique Neiva (Natação) não esteve presente na cerimónia por se encontrar a treinar fora da Covilhã, em Rio Maior, a preparar a participação no CNU do último fim de semana, onde voltou a arrecadar mais duas vitórias nos 50 e 100 metros bruços. Mas teve os mesmos aplausos da plateia, que os restante galardoados. Bicampeão nos 50 e 100 metros Bruços em Pista Curta recebeu o Prémio Percurso Desportivo. Recebeu o prémio em nome do atleta o docente Daniel Marinho. Antigo companheiro de equipa e treinador de Neiva – estudante de Doutoramento em Ciências do Desporto – agradeceu em nome do galardoado e elogiou a AAUBI e a Universidade: “Só uma grande dinâmica permite esta organização”.
FUTSAL CAMPEÃO DISTRITAL Outras estrelas da cerimónia foram as equipas da Academia de Futsal da AAUBI que dinamizam uma centena de jovens divididos por seis escalões. O projeto iniciado em 2012 pretende reforçar a ligação com a comunidade covilhanense e teve um ano de vitórias. Os iniciados masculinos sagraram-se campeões do Torneio de Abertura e do Campeonato Distrital de Futsal da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) sem qualquer derrota no escalão. A formação sénior feminina foi também campeã das mesmas competições da AFCB e conseguiu o apuramento para a Taça Nacional de Seniores. Os títulos desta modalidade foram dedicados a Alexandre Sousa, atleta da Academia Futsal falecido este ano.
CONTINUAR A TRABALHAR PELAS EQUIPAS “Celebramos o término da época, mas o culminar de uma temporada desportiva repleta de esforço, dedicação e muitas conquistas”, sintetizou Marco Saldanha, presidente da AAUBI, no final. O dirigente manifestou a vontade de continuar a dar as melhores condições às equipas da Associação. “Acreditamos que juntos podemos fazer ainda mais. Por isso, será sempre uma das nossas preocupações procurar juntos dos Serviços de Ação Social da UBI melhorar ainda mais o apoio ao desporto universitário”, acrescentou. Presente na Gala, António Fidalgo, deixou elogios. “É importante que isso seja dito: vocês estão de parabéns e, com isso, está a Universidade”, disse o reitor da UBI, apelando a que a atitude desportiva se transfira para o quotidiano da Universidade. “Se passarmos esse espírito que vocês já têm – de que só com o treino se obtêm os resultados pretendidos – para toda a academia, nós teremos a melhor academia do mundo”, concluiu. |
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|