Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
“Plante um Músico” ensina 24 crianças da Covilhã e Fundão
Urbi · quarta, 28 de maio de 2014 · O projeto da Associação Cultural da Beira Interior pretende dar formação a jovens sem acesso à aprendizagem musical. |
O primeiro workshop do projeto “Plante um Músico” foi dedicado à percussão |
21983 visitas Arrancou no último fim-de-semana o projeto da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) intitulado “Plante um Músico”. Através do desenvolvimento deste conjunto de atividades, a instituição com sede na Covilhã pretende dar formação musical a jovens com talento, à partida arredados da aprendizagem. “O projeto tem como objectivo permitir o estudo da música de forma gratuita a crianças dotadas musicalmente e que não teriam essa possibilidade de aprender seja por motivos económicos ou por falta de oferta cultural na zona de residência, para além de servir de encaminhamento profissional através de protocolo com a EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã”, segundo explica a ACBI, acrescentando que os apoios para esta ação vêm de apoios de empresas locais e de Norte do País. Neste que é o primeiro ano de funcionamento, “Plante um Músico” é frequentado por 24 jovens, das escolas Serra da Gardunha (concelho do Fundão) e EB2/3 do Tortosendo (Covilhã). A ACBI tem o objectivo de no próximo ano “envolver 50 crianças”, refere ainda a instituição. Os grupos são orientados por antigos alunos do projecto Zédp, apoiado pela Fundação EDP. No workshop, que decorreu na sede da ACBI, desenvolveu-se trabalho de equipe através de três grupos de percussão que trabalharam durante oito horas preparando assim o concerto final e permitindo um estreitar de relações entre os intervenientes. O concerto terá lugar a 6 de junho, às 21h00 no Auditório da ACBI. “Resulta também deste projecto a edição de um livro de obras de Luís Cipriano para iniciação à classe de conjunto de Percussão, conclui a Associação Cultural da Beira Interior, numa nota à imprensa. |
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|