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A poesia também é para os pequenos
Letícia Ferreira · quarta, 16 de abril de 2014 · UBI O livro "A poesia no 1º ciclo - desenvolvimento cognitivo e equilíbrio emocional da criança" de Célia Bonifácio foi apresentado na passada quinta-feira. |
A professora Cristina Vieira, o presidente do Departamento de Letras Paulo Osório e a autora Célia Bonifácio |
21988 visitas “A poesia, desde a popular até à culta, pode e deve ser ensinada a crianças de primeiro ciclo.” Esta foi a ideia essencial transmitida por Cristina Vieira, orientadora da dissertação de mestrado de Célia Bonifácio, da qual resultou este livro. Ao longo da apresentação, a professora Cristina Vieira salientou que a poesia pode ajudar no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional das crianças. A autora comprovou isso a partir de experiências com 110 alunos, de idades compreendidas entre os 6 e 12 anos, onde estudou a influência do ensino da poesia, “não só dita infantil, mas também da poesia dita culta.” A orientadora criticou a falta de valorização da poesia nos currículos escolares: “O texto literário, que é a forma de linguagem mais rica de qualquer língua, pelo investimento retórico, pelo investimento emocional que ela emprega, deve estar cada vez mais presente nos currículos, e não ser apenas uma nota de rodapé.” A autora reprovou ainda a falta de valorização da criatividade nos exames do quarto ano. Célia Bonifácio começou a trabalhar no livro, que já pode ser adquirido online, em 2007, e no ano seguinte ficou concluído. Um dos maiores desafios com que se deparou foi a procura pela bibliografia ou “fontes de onde pudesse retirar a parte teórica e que poderia servir de fundamento” para todo o seu trabalho. Esta obra dirige-se principalmente para os professores e encarregados de educação, que influenciam positiva ou negativamente o gosto pela poesia, para as bibliotecas e também para os alunos que se estejam a formar em educação, “para que percebam a importância da poesia no ensino às crianças para quando entrarem no mundo do trabalho.” A autora vê a poesia como um “escape”, pois habituou-se desde muito cedo “a deitar para o papel muitos dos sentimentos, sensações e emoções que sentia”. Segundo Célia, esta arte contribui muito para a criação de uma estrutura mental sólida e estruturada. A importância da poesia para as crianças está relacionada com o facto de contribuir para o equilíbrio emocional: “Acalma, tranquiliza, recolhe-as dentro de si mesmas. Ela é muito importante para criar cidadãos ativos.” A professora Cristina Vieira destaca ainda o facto deste género lírico “desenvolver potencialidades que estão escondidas ou adormecidas” e por isso considera “quase um pecado capital não desenvolver essas capacidades”. As tecnologias da atualidade também servem de distração para os mais pequenos, e “talvez os encarregados de educação deveriam controlar o tempo que as crianças lhes dedicam para depois poderem dedicar algum tempo não só à poesia mas também à leitura”, como refere Célia Bonifácio. A capa do livro foi igualmente comentada pela orientadora: “Temos uma criança sentada em cima de um pilha de velhos livros. Essa pilha de livros torna-a mais alta, eleva-a, e é isso que faz a poesia – eleva-nos a nível emocional e cognitivo”. A autora, que agora é professora de ensino básico, terminou a apresentação da sua obra com uma sessão de autógrafos e oferecendo alguns exemplares a bibliotecas escolares, entre elas a biblioteca da Universidade da Beira Interior. O lançamento decorreu na passada quinta-feira, no auditório da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior, onde estiveram presentes cerca de trinta pessoas. |
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