Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
História do Jazz
Célia Fonseca · quarta, 26 de fevereiro de 2014 · Continuado
|
21972 visitas
Há dificuldades em definir esta vertente musical, e a sua história é considerada complexa e ao mesmo tempo interessante. O Jazz teve origem nos Estados Unidos da América, com manifestações de afro-americanos. Remonta ao ano de 1808, com ligação aos escravos que conheciam um estilo de música tribal que criticava a forma como eram tratados pelos seus donos. Nem todos os instrumentos musicais eram permitidos, e por vezes estas manifestações eram vistas como elementos de revolução ou até de envio de códigos, no entanto os escravos construíam os seus próprios instrumentos.
O Jazz foi-se alterando significativamente. A partir de 1890 começaram-se abrir salões para bailes públicos, e o género começa a ganhar adeptos. Porém só em 1930 uma considerável parte da população começa a aceitar e aderir ao Jazz, formando-se as primeiras orquestras. É também na década de 30 que surge o primeiro estilo popular do Jazz, o Swing. Com um estilo mais radical, em 1945 surge o Bebop, onde se destaca o músico Charlie Parker. Nos anos 50, de uma forma mais intelectualizada, nasce o Cool Jazz.
A estética é também incluída no Jazz, em 1960 o Free torna-se parte integrante da história deste estilo musical onde se destacaram Ornette Coleman e John Coltrane.
Entre os anos 60 e 70 o Jazz funde-se com o Rock, que cativa muitos mas que se torna controverso para os verdadeiros apreciadores com uma conceção restrita deste género musical.
|
GeoURBI:
|