Corações vermelhos invadem o centro histórico da cidade do Fundão. São corações grandes, que chamam a atenção, feitos de tecido e com enchimento para ganharem forma. Quem os fez foram mulheres desempregadas, crianças e jovens que têm vindo a participar no programa Matriz. A ideia surgiu da parceria entre a Associação Comercial e Industrial do Fundão (ACIF) e o Projeto Matriz E5G e pretende dar espírito natalício ao concelho.
A iniciativa insere-se na campanha de Natal realizada todos os anos pela ACIF. Este ano decidiu-se fazer corações em tecido para colocar nas ruas em que há estabelecimentos comerciais aderentes à campanha, o que coincide com a zona antiga da cidade.
“A ACIF lançou-nos este desafio e nós aceitamos logo. Era uma ideia espetacular para nos envolvermos e sermos criativos”, explica a responsável pelo projeto. Num ambiente acolhedor e rodeada por crianças, Virgínia Ferreira convida-nos a visitarmos a “Casinha de Chocolate”, também pertence à campanha de Natal, decorada pelas crianças e pelas pessoas que pertencem ao projeto.
As opiniões dos residentes e comerciantes diferem. “Gostei muito da ideia, uma vez que não há iluminação de natal nas ruas da cidade”, diz Fernanda Neves, proprietária de um café. “ O amor é o principal sentimento vivido nesta época, por isso acho que os corações se adequam e dão alegrias às ruas.” Acrescenta a comerciante.
Residente do Fundão, Inês Neves tem uma opinião contrária. “Gostei da ideia mas não a acho adequada à época. O material utilizado também não é apropriado e os corações poderiam ter sido substituídos por anjos ou estrelas que simbolizam verdadeiramente o Natal.”
O Projeto Matriz E5G tem como objetivo promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis. O projeto incentiva a participação em atividades que integrem a inclusão escolar, a dinamização comunitária e a cidadania.
Virgínia Ferreira não tem dúvidas de que os corações foram um sucesso. “O convite lançado acabou por se tornar num grande desafio, concretizado com grande entusiasmo, por quem participou na confeção dos corações vermelhos”, conta a responsável pela iniciativa. Os corações, “pela sua simbologia, sugerem um Natal cheio de magia e de afetividade” nas ruas da cidade, conclui Virgínia Ferreira. É uma visão de amor natalício espalhado pelas ruas.