Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Ideias criativas para negócios empreendedores
Fernando Cardoso · quarta, 27 de novembro de 2013 · Com o objetivo de motivar, educar e apoiar cidadãos, equipas e comunidades, o Data Center da Portugal Telecom recebeu o 1ª Startup Weekend na Covilhã. Uma iniciativa que viu nascer 60 jovens empreendores com ideias de mercado criativas para a criação de planos de negócio inovadores. |
O Covilhã Startup Weekend decorreu no Data Center da PT. Foto da autoria de Edgar Félix. |
21957 visitas Com o espírito sempre à volta da pró-atividade, a I-Start - Associação para a Promoção do Empreendedorismo, Inovação e Start Up’s na região da Beira Interior – levou a cabo entre os dias 22 e 24 de novembro um programa de formação para empreendedores, que resultou na criação de planos de negócio inovadores entre jovens de diferentes áreas. Desde o lançamento da ideia inicial à apresentação do projeto empresarial a investidores locais, o evento fomentou a criação de networking entre os participantes e permitiu-lhes experienciar novas aprendizagens. Ao longo dos três dias de trabalho, os concorrentes organizaram-se em equipas para se dedicarem à planificação das propostas de negócio e à concetualização do produto final. No 1º dia, cada participante pode apresentar a sua ideia de negócio, receber o feedback dos seus colegas e integrar-se num grupo de trabalho. Com um mínimo de dois elementos, e consoante o interesse de cada um por cada ideia, as equipas organizaram-se em torno das melhores propostas, determinadas por votação, e prepararam-se para delinear pontos de partida. Já com um total de 10 ideias de mercado a concurso, arranca o desenvolvimento das empresas em tempo recorde. Por meio do diálogo, os grupos de trabalho tiveram a oportunidade de apresentar as primeiras ideias e validar os objetivos dos seus projetos. Os colegas de trabalho puderam também estabelecer o primeiro contacto uns com os outros e adaptar-se ao ritmo de cada um. Durante o 2º dia, as equipas dedicaram-se exaustivamente à estruturação dos seus trabalhos sob o acompanhamento dos vários mentores. Com a ajuda das orientações de pessoas experientes na área dos negócios, os concorrentes aperfeiçoaram os conceitos empresariais e, através do estímulo da sua criatividade, tornaram as ideias de mercado mais consistentes. “Eles têm uma ideia bastante clara de como funciona o processo de montagem de um negócio e de como proteger um investimento. Estou bastante surpreendido, porque eles são realmente muito bons”, afirma Marco Alves, um dos mentores do evento, sobre o desempenho dos jovens criadores. O fim-de-semana terminou com as apresentações finais a um painel de especialistas das mais diversas áreas, sendo mais uma oportunidade para os participantes obterem feedback crítico das suas ideias de negócio. Chegado o 3º e último dia do concurso, os grupos elaboraram e prepararam ao máximo as exposições dos seus projetos com vista à melhor apreciação possível por parte do júri. Durante duas horas, os líderes das equipas explicaram o conceito e as linhas de atuação das suas start-ups perante uma audiência atenta. A sessão terminou com as empresas Itravel, Geogreen e Uclick Hotel a sagrarem-se vencedoras, no 1º, 2º e 3º lugares, respetivamente. A ideia da Itravel passa por uma plataforma mobile & web que permite aos utilizadores formatarem as suas viagens e solicitarem propostas a agências de viagens; a Geogreen é um projeto que desenvolve materiais produzidos em Portugal para funcionarem como revestimento de estruturas com base em materiais ecológicos; e a empresa Uclick Hotel é uma ideia que desenvolve uma plataforma incorporadora dos vários serviços existentes nos hotéis, facultando os mesmos para uso via Tablet. A vitória é, segundo o líder da startup vencedora, Carlos Carvalho, “o produto de ter acreditado numa ideia, num sonho e numa vontade.” Carlos refere ainda que “a forma como a ideia nasceu e como a equipa se organizou foram fundamentais para a obtenção do 1º lugar”, uma vez que o equilíbrio é essencial para a sobreviência de um projeto. Após três dias fartos em criação de planos de negócio, de programação, de design e de validação de mercado, o Covilhã Startup Weekend chegou ao fim com a certeza de ter proporcionado a todos os participantes uma experiência verdadeiramente enriquecedora e de os ter tornado em jovens mais criativos e fascinados pelo empreendedorismo. |
GeoURBI:
|