Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
UBI recebe 5ª edição do doutoramento conjunto em Marketing
Cátia Damas · quarta, 16 de outubro de 2013 · @@y8Xxv Pedro Guedes, presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), e Mário Raposo, diretor do doutoramento, deram as boas-vindas aos alunos. |
O evento decorreu no Pólo IV da UBI |
22001 visitas Na sessão de abertura do doutoramento, Pedro Guedes de Carvalho, presidente da FCSH, deu a conhecer aos novos alunos o modo de funcionamento do programa de doutoramento. Pedro Guedes diz-se satisfeito com este programa pois permite a socialização "de diferentes universidades, alunos e locais, surgindo assim a oportunidade de ter na UBI uma Network bem à vista com estes alunos". Acrescentou ainda que espera ver estes estudantes de doutoramento no "Hall of Fame" da Universidade, como "estudantes que considerem a UBI como um sítio onde fizeram uma boa formação que os marcou para o resto da vida", disse o presidente. Mário Raposo, diretor do doutoramento, disse que este é um programa com particularidades porque "é um conjunto de cadeiras nas áreas científicas de Marketing e Estratégia, lecionadas nas Universidades da Beira Interior, do Minho e de Aveiro". Esta iniciativa permite aos estudantes de doutoramento alguma facilidade de deslocação entre estas três Universidades que, segundo Mário Raposo, é um dos "cuidados que a Universidade tem", organizando as aulas de doutoramento dois dias por semana em cada uma das instituições. Este programa distingue-se também pelo facto de ser todo lecionado em inglês, o que permite a inscrição de estudantes internacionais. Segundo o diretor do doutoramento, mais uma vez esgotaram-se "as vagas, tornando-se também bastante competitivo por ser o único no país" diz Mário Raposo. O diretor do doutoramento referiu ainda que é um programa que traz projeção à UBI: "Temos alunos de várias instituições o que nos permite demonstrar que de fato a UBI tem a capacidade de desenvolver investigação nas áreas de Marketing e Estratégia, que são hoje consideradas de ponta nas ciências empresariais". Este programa tem ainda a particularidade de os próprios estudantes poderem escolher o regime que querem frequentar: full-time, duração de três anos, ou part-time durante seis anos. Esta característica facilita os estudantes-trabalhadores, permitindo a gestão da carreira. Sílvia Pahins, da Universidade da Beira Interior, diz ter escolhido este doutoramento devido à interação entre universidades: "Foi umas das razões pelas qual escolhi o programa, pois é uma oportunidade de conhecer diferentes ambientes, universidades e pessoas. Acho um bom networking" diz a aluna de doutoramento em Marketing. Esta professora natural do Brasil diz estar a ser uma experiência enriquecedora. Já Pedro Silva, da Universidade de Aveiro, diz ainda não ter nenhum objetivo definido no final do doutoramento: "Não sei. As expectativas podem ser superadas ou defraudadas, veremos". Acrescentou ainda que espera "aprender e sobretudo que o doutoramento dê outra visão das coisas abrindo também algumas portas". Pedro diz que o seu orientador e a sua disponibilidade foram também razões fortes para a continuação dos estudos. Neste programa de aulas em conjunto com as Universidades da Beira Interior, Minho e Aveiro estão inscritos 20 alunos. Esta sessão contou com a presença de nove estudantes, alguns internacionais. |
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|