Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Prémios de mérito distinguem docentes
Eduardo Alves · quarta, 25 de setembro de 2013 · @@y8Xxv A cerimónia de abertura oficial do ano letivo, agendada para 10 de outubro, irá servir também para a entrega de mais um conjunto de prémios de mérito pedagógico. Docentes das cinco faculdades da UBI foram agraciados com esta distinção. |
Os prémios vão ser entregues aos docentes no próximo dia 10 de Outubro |
21948 visitas Mais cinco prémios de mérito pedagógico foram atribuído. Desta feita, docentes das várias faculdades que compõem a Universidade da Beira Interior viram reconhecido o seu trabalho ao longo de três anos, num projeto letivo inovador. Os nomes dos vencedores de mais uma edição destes prémios foram divulgados no final da passada semana. Manuel Silva, Rita Salvado, Daniel Marinho, Gisela Gonçalves e Ana Gouveia são os distinguidos, uma vez que lideraram uma intervenção pedagógica particularmente relevante e inovadora nas áreas de Ciências, Engenharia, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Letras e Ciências da Saúde, respetivamente. Estes prémios foram instituídos no seguimento da política de reconhecimento do mérito promovida pela reitoria da universidade, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, que os financia. São considerados para a sua atribuição os trabalhos desenvolvidos nos três últimos anos. Na Faculdade de Ciências, Manuel Fernando Ferreira da Silva foi distinguido pela utilização de metodologias de ensino-aprendizagem baseadas no autoestudo e na resolução de problemas em diversas unidades curriculares da área da Física. Pelas ações desenvolvidas em prol da identificação e da consolidação da identidade do curso do 1º ciclo de Design de Moda, foi premiada Luísa Rita Brites Sanches Salvado, docente da Faculdade de Engenharia. Daniel Almeida Marinho, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, foi distinguido pelo relevante desempenho na estrutura e contextualização da Unidade Curricular de “Estudos Práticos-Natação” e nos instrumentos utilizados na sua operacionalização com a ligação entre o ensino e a investigação e respetiva transferência de conhecimentos, nas questões ligadas ao ensino e treino da natação. Na Faculdade de Artes e Letras, a escolha do júri recaiu sobre Gisela Marques Pereira Gonçalves, na sequência do desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem fortemente centrado nos alunos, de forma inovadora e criativa, em unidades curriculares lecionadas no campo das relações públicas na licenciatura em Ciências da Comunicação e no mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas. No que respeita à Faculdade de Ciências da Saúde, o galardão foi atribuído a Ana Isabel Antunes Dias Rodrigues Gouveia, pela reestruturação, de forma inovadora, da unidade curricular de Imagiologia Médica do 1º ciclo em Ciências Biomédicas. Os prémios serão entregues no próximo dia 10 outubro, durante a cerimónia de Abertura do Ano Académico 2013/2014. Os regulamentos destes prémios estão, ainda assim, a suscitar algumas dúvidas a um conjunto de docentes. Dina Miragaia, do Departamento de Ciências do Desporto, foi uma das professoras que integrou os concorrentes a este prémio, mas que acabou por ficar excluída do mesmo “devido a alguns condicionalismos do regulamento”. As alegações da docente foram apresentadas junto da anterior equipa reitoral, responsável pela condução da escolha do docentes, mas já nada foi alterado. Dina Miragaia explica que tem no conjunto de disciplinas por si leccionadas um caso assinalado como “crítico”. Tal verifica-se quando existe uma determinada percentagem de alunos reprovados na referida disciplina. Este factor acaba por excluir o docente do concurso de mérito pedagógico, o que Dina Miragaia considera um “contrassenso”. Isto porque, “ao tratar-se de um prémio de mérito pedagógico, este tipo de característica não deveria ser levado em evidência”. Segundo a docente de Ciências do Desporto, “os professores podem acabar por cair na tentação de trabalhar os seus resultados em função destas percentagens, o que não é, de todo, uma postura pedagógica”. A docente não pretende, com este ponto de vista, minimizar a importância dos prémios e dos vencedores, apenas “lançar a discussão sobre um ponto que parece ser fundamental”, para ser levado em linha de conta em futuras edições. |
GeoURBI:
|