Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Projecto wi-GO vence StartMeUP - Prémio Nacional de Empreendedorismo
Ricardo Morais · quarta, 12 de junho de 2013 · @@y8Xxv 12.500 dólares e uma viagem aos Estados Unidos. É este o resultado de mais um concurso e uma vitória para o projecto wi-GO. Os jovens empreendedores continuam a conquistar distinções e desta vez alcançaram o primeiro lugar no StartMeUP - Prémio Nacional de Empreendedorismo. |
As duas equipas vencedoras, wi-GO e aroundKnowledge, com o Embaixador dos Estados Unidos e alguns elementos do júri |
21965 visitas O wi-GO voltou a surpreender tudo e todos e conquistou mais uma vez o júri de um concurso de empreendedorismo. Na grande final do StartMeUP - Prémio Nacional de Empreendedorismo, no sábado, em Lisboa, Luís de Matos e a sua equipa apresentaram o projecto do dispositivo que segue pessoas e viram o seu trabalho ser reconhecido como um dos mais inovadores. O concurso, promovido pelo Clube de Empreendedores da Universidade Nova de Lisboa, NOVA Entrepreneurship Society (NES), e apoiado pela Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, desafiava jovens estudantes e startups a apresentarem as suas ideias e a darem um novo passo no desenvolvimento dos seus projectos. A equipa liderada por Luís de Matos respondeu ao desafio e desde que submeteu o projecto a concurso, em Março, teve de percorrer um logo caminho para chegar à grande final. Apresentações por videoconferência, encontros online com especialistas, apresentações presenciais e a participação num bootcamp, foram apenas algumas das etapas porque os jovens empreendedores tiveram que passar para garantirem a sua presença entre os quinze finalistas. Mesmo antes da final o wi-GO foi apresentado a David Miller, experiente investidor norte-americano, fundador e Director Executivo do Clean Energy Venture Group (CEVG), que ajudou na preparação do “pitch” para o juízo final. Mas no final de um longo percurso, o resultado não poderia ser melhor. Para além do prémio monetário de 12.500 dólares (cerca de 9.520 euros), os jovens ganharam ainda a oportunidade de viajar até ao outro lado do Atlântico para estabelecerem novos contactos e continuarem a desenvolver a ideia de negócio, tudo, com o alto patrocínio da Embaixada. O cheque e o bilhete da viagem foram entregues pelo Embaixador dos Estados Unidos em Portugal, Allan Katz, que realçou a importância do concurso e da apresentação de projectos que considera que serão decisivos para o futuro do país. Já a pensar no futuro, do seu projecto, Luís de Matos confessou a satisfação por mais uma importante conquista e realçou que "não seria possível ganhar mais este prémio sem o trabalho de toda a equipa". Não sendo a primeira distinção do projecto, a verdade é que esta teve um significado especial para toda equipa, revelou o jovem, uma vez que vai permitir "ir aos Estados Unidos, algo que fazia parte da estratégia de internacionalização do projecto e que até agora ainda não tínhamos conseguido”. Os próximo passos serão por isso decisivos para o projecto e para a empresa, garante Luis de Matos que vai por isso planear, juntamente com a sua equipa, todos os pormenores da viagem que constitui "uma oportunidade única, sobretudo porque contamos com o apoio da Embaixada no estabelecimento de contactos com investidores e potenciais parceiros”. O projecto wi-GO é cada vez mais reconhecido, nacional e internacionalmente, e se esse é um factor de orgulho para o seu mentor, faz ao mesmo tempo “aumentar a responsabilidade de toda a equipa, uma vez que todos esperam que o wi-GO esteja o quanto antes no mercado”. A aposta, garante o jovem, tem por isso de ser cada vez maior e o projecto vai entrar numa fase de desenvolvimento decisiva para que, até ao final do ano, esteja no mercado. |