Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
A importância da cultura no ensino
Eduardo Alves · quarta, 12 de junho de 2013 · @@y8Xxv Uma tese de doutoramento na área das letras aponta a importância da cultura local nos currículos escolares do ensino básico. Num trabalho que faz o balanço da atividade escolar é proposta uma base de dados informática, para apoio aos docentes. |
O autor da tese e o júri do trabalho apresentado na UBI |
21965 visitas “Cultura, identidade, educação e mudança. A importância da cultura local no currículo do 1º CEB – contributos para a sua consolidação” é o título da tese apresentada por Benjamim Jorge Neves Luciano. Para o autor deste trabalho, uma das principais ideias que está ali vertida é a que “relaciona a necessidade da escola desenvolver atitudes de ligação à comunidade local e às culturas de modo a garantir tudo o que diz respeito às atividades onde está inserida, seja organizado, seja divulgado no sentido de garantir o seu futuro”. Um trabalho que até aqui tem vindo a ser feito muito à imagem dos docentes que estão destacados para os vários estabelecimentos de ensino. A importância da cultura local e a forma como esta é passada aos alunos dos ciclos básicos ganha a maior importância para o autor do estudo. Benjamim Luciano lembra que “se não soubermos de onde vimos dificilmente saberemos para onde vamos, daí que seja competência da escola o papel dinamizador da ligação à cultura local”. Um trabalho que pretendeu também “perceber até que ponto os currículos do 1º ciclo têm ou não plasmadas atividades ligadas à comunidade, nomeadamente através daquilo que hoje se consideram aspectos de cultura local no âmbito do currículo, perceber até que ponto os manuais traduzem essas vertentes e numa terceira fase entrevistar professores do distrito para perceber essas informações e desenvolver atividades de cultura local”. Uma das principais conclusões desta tese aponta agora para a criação de um manual de recolha devidamente organizado e a constituição de uma base de dados informática, para que “quando um docente esteja na escola possa recolher esse material e colocá-lo numa base informática disponível para todos”. O estudo teve como júri António dos Santos Pereira, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, Paulo José Tente da Rocha Santos Osório, professor associado da Universidade da Beira Interior, Maria da Natividade Carvalho Pires, professora coordenadora do Instituto politécnico de Castelo Branco, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça, professora auxiliar da Universidade de Évora, João José Serra Machado, professor adjunto do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Maria da Graça Guilherme de Almeida Sardinha, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior. |