Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Educação é área prioritária
Eduardo Alves · quarta, 22 de maio de 2013 · O candidato do Partido Socialista à Câmara da Covilhã aponta a educação e o trabalho parceiro com a Universidade da Beira Interior como pontos basilares da sua estratégia autárquica. Reforçar a qualidade das estruturas de ensino é outro dos pontos que Victor Pereira pretende concretizar. |
Para o PS a ligação à universidade é fundamental |
21964 visitas Ao longo da passada semana foram várias as escolas e as faculdades da UBI que receberam a visita da comitiva socialista. O grupo, encabeçado pelo candidato à câmara, pretendeu, segundo o próprio Victor Pereira “conhecer melhor a realidade do parque escolar, ouvir os responsáveis pelas instituições de ensino e recolher sugestões e indicações para a construção de um programa autárquico nesta área”. Em conferencia de imprensa, o socialista avançou com algumas linhas de ação, ainda que genéricas, sobre a sua visão para este tema. Pereira confessa que “uma das traves mestras da candidatura do PS é a universidade”. Nesse sentido, “todos temos de potenciar projetos para criar riqueza e fixar pessoas no concelho e a ligação entre a câmara a UBI deve ser a de uma cooperação intensa e de mãos dadas. Devemos alargar esta parceria envolvendo os nossos vizinhos na cooperação intermunicipal. É com escala e dimensão que desenvolvemos a região e também o nosso concelho”. Para além da instituição de ensino superior, o cabeça de lista do PS pretende apostar na rede de escolas, nomeadamente do ensino básico, “que estão mais sob a tutela da autarquia” e “pressionar o governo em matérias que estejam ligadas às restantes instituições”. Isto porque, “muito do que será a Covilhã no futuro vai ficar a dever-se à aposta na educação. Nas visitas registámos o facto da câmara ter um papel fundamental nas atividades educativas, nesse sentido, seria importante ter mais e melhor presença na vida das escolas e os órgãos sociais que estas apresentam”. Sem medidas concretas ou atividades específicas, até porque, “ainda não existe um programa final construído, uma vez que queríamos ter as indicações do responsáveis escolares”, Victor Pereira deixou a garantia de que terá de existir “um verdadeiro Plano Municipal de Educação, documento primordial e dinâmico”. Para além desta matéria, do ponto de vista físico, há muito a fazer. “Requalificar escolas e espaços envolventes são as principais necessidades. Melhoria do pessoal de apoio, das medidas de ação social, da distribuição de manuais escolares e também, da intervenção exercida junto do Ministério da Educação para várias temáticas”, parecem ser as demais apostas. |