Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Gisela Gonçalves apresenta livro
Urbi · quarta, 15 de maio de 2013 · @@y8Xxv Entre outros temas, nesta obra é analisado o papel que as relações públicas empresariais desempenham na construção da opinião pública. |
A docente apresentou um livro sobre relações públicas |
21982 visitas “Ética das Relações Públicas” é o título do mais recente livro de Gisela Gonçalves, professora do Departamento de Comunicação e Artes da UBI. A obra constitui o nº 60 da Coleção Comunicação, editada pela MinervaCoimbra e dirigida por Mário Mesquita. O lançamento do livro teve lugar na UBI, no dia 9 de maio, e a apresentação esteve a cargo de Tito Cardoso e Cunha. Como pode ler-se na sinopse da obra, “o lugar que as relações públicas ocupam na sociedade contemporânea pode ser explicado pela necessidade de as empresas legitimarem as suas ações na esfera pública através de processos comunicacionais. No entanto, na gestão da tensão entre os interesses privados e públicos, as relações públicas confrontam-se com questões de natureza ética”. O livro está organizado em três partes, através das quais a autora percorre “caminhos teóricos centrados numa leitura habermasiana do paradigma das relações públicas simétricas/excelentes, mas também empíricos, através do confronto dos ideais normativos das relações públicas com o posicionamento profissional de diretores e consultores de comunicação”. O papel que as relações públicas empresariais desempenham na construção da opinião pública é uma das questões abordadas neste trabalho. Gisela Gonçalves é doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. É professora desde 2003 no Departamento de Comunicação e Artes da UBI onde dirige o Mestrado em Comunicação Estratégica. Desenvolve a sua investigação no Laboratório de Comunicação On-line (LabCom) centrando a sua pesquisa e publicação no campo das teorias das relações públicas, comunicação política e ética da comunicação. Coordena atualmente a Secção de Comunicação Organizacional e Estratégica da European Communication Research and Education Association (ECREA). [Voltar] |