Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Pontos fortes e fracos das empresas familiares
Margarida Serra Carvalho · quarta, 15 de maio de 2013 · @@y8Xxv Acontece nas melhores empresas foi o ponto de partida da palestra que decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na passada sexta-feira. A realidade brasileira serviu de mote para abordar a problemática das empresas de cariz familiar. |
A palestra sobre empreendedorismo deu algumas pistas sobre a realidade brasileira |
21971 visitas “Estudos mostram que 95% das empresas no Brasil são familiares” afirmou Gloria Charão Ferreira. Motivada pela “particularidade das empresas familiares” a docente da Faculdade de Natal-FAL, no Brasil, reconheceu que sempre se questionou “porque é que algumas organizações são rígidas e fechadas ao contrário de outras”. No panorama brasileiro, as pesquisas realizadas acerca destas empresas são ainda recentes e focam sobretudo temas relacionados com aspetos da “sucessão”, “cultura”, e “pontos fracos e fortes”, explicou Gloria Ferreira. Considerando as investigações realizadas, revelam-se como “forças” das empresas familiares aspetos como o “maior nível de compromisso”, a “maior dedicação e fidelidade por parte dos membros da família e funcionários”, o “sacrifício financeiro em benefício da empresa” e a “reputação que o nome da família pode ter no mercado onde atua”, evidenciou. |