Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
wi-GO conquista novo prémio internacional
Ricardo Morais · quarta, 24 de abril de 2013 · @@y8Xxv A Fundação Altran para a Inovação distinguiu, na passada semana, o projecto wi-GO como o mais inovador internacionalmente. Os elementos do júri não tiveram dúvidas em premiar Luís de Matos e a sua equipa pelo trabalho desenvolvido num projecto que consideram único, capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover a inclusão social. |
Luís de Matos venceu com o projecto wi-GO o prémio da Fundação Altran |
21959 visitas O projecto wi-GO representou uma vez mais Portugal numa final internacional e os resultados não poderiam ser melhores. Desta vez, a distinção veio de Paris e da Fundação Altran para a Inovação que premiou a tecnologia portuguesa como a mais inovadora. França, Itália, Espanha, Alemanha, Bégica e Reino Unido também estavam na competição, mas foi mesmo a solução nacional aquela que mais impressionou o júri internacional, sobretudo pela autonomia que introduz na vida das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O wi-GO foi distinguido pelo júri internacional mas conseguiu também convencer o grande público que, durante dez dias, votou no projecto, no âmbito da campanha “Innovation Maker Awards”, que decorreu na rede social Facebook. No final da votação não restaram dúvidas quanto ao apoio recebido por parte do wi-GO que reuniu sozinho mais de 50% dos votos. Com este prémio a equipa liderada por Luís de Matos vai beneficiar de apoio técnico, a nível de consultadoria, por parte da Altran Internacional durante um período de seis meses, explica Luís de Matos. Para além desse apoio, o jovem empreendedor vai ainda ter a oportunidade de conhecer o Chairman e Chief Executive do Grupo Altran, Philippe Sale, que virá a Portugal para a cerimónia de entrega do prémio. Depois de conhecidos os resultados, Luís de Matos não esconde a satisfação por mais uma conquista e revela que esta distinção é especialmente importante pelas portas que pode abrir para o futuro do wi-GO. “Esta distinção por parte da Altran reveste-se de enorme importância, não só pelo prémio em si, mas pelo reconhecimento que uma entidade com o peso e prestígio da Altran confere ao nosso projecto. É um enorme estímulo para que o trabalho que estamos a desenvolver possa chegar a bom porto e a nossa tecnologia possa, finalmente, começar a fazer a diferença”. O jovem empreendedor considera ainda que este prémio é uma “excelente oportunidade para a internacionalização. O facto da Altran contar com uma presença à escala global é uma enorme mais-valia para nós. É a oportunidade de abrir as portas dos mercados internacionais, com o cunho priviligiado da Altran que, ao apoiar o nosso projecto, reforça a garantia de sucesso”. A Directora-Geral da Altran em Portugal, Célia Reis, também não escondeu a satisfação com a conquista por parte do projecto português. “Orgulhamo-nos de ver o vencedor nacional conquistar o prémio internacional e provar o potencial de inovação que existe em Portugal. A Fundação Altran para a Inovação promove a inovação tecnológica através do concurso anual que organiza e associa-o a temas de responsabilidade social. Em Portugal, em 2012, o tema foi a inclusão social e o wi-GO realmente demonstra como a inovação tecnológica é fundamental para melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social". A Altran refere ainda que “o benefício para um elevado número de pessoas e o potencial de sucesso e de rentabilidade são algumas das caraterísticas que o tornam vencedor”. O apoio ao Wi-GO por parte da empresa foi também garantido, nomeadamente “na conclusão do protótipo, em formação específica para o respectivo lançamento comercial, no equipamento do carrinho, bem como em serviços adicionais como o utilizador, o cálculo das trajetórias, a lista de compras ou mesmo informações úteis em função do local onde está a circular”. O projecto desenvolvido pela IS2you entra assim numa fase fundamental e que culminará em breve, destaca Luís de Matos, com a introdução do wi-GO nas diferentes superfícies comerciais do país. |