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AEROUBI junta alunos de Aeronáutica com profissionais da TAP e da ANA
Ana Catarina Veiga · quarta, 20 de mar?o de 2013 · @@y8Xxv Sesar-Joint undertaking foi o nome dado à conferência que proporcionou aos alunos de Engenharia Aeronáutica um encontro com profissionais de conceituadas companhias aéreas portuguesas, durante a tarde de 13 de março. O programa de controlo do espaço aéreo europeu (SESAR) foi explorado nesta reunião, onde os seniores Rui Santos e Ermenando Silva partilharam a sua experiência com os jovens aficionados por aviação da UBI. |
A iniciativa promoveu o encontro dos alunos com algumas empresas da área |
21992 visitas Por volta das 14h30 já se encontrava repleta de estudantes a sala do Edifício das Engenharias onde se iria realizar a conferência. Vestidos a rigor como manda a tradição académica, os representantes do núcleo de estudantes de Engenharia Aeronáutica (AEROUBI) apresentaram os seus convidados e deram início às palestras. SESAR é um projecto de dimensão europeia que tem como objectivo uma organização mais racional do espaço aéreo, para uma melhor acomodação e segurança nos voos por toda a Europa. Incorporando a importância da organização, do rigor e da segurança, Rui Santos, comandante da TAP Portugal, foi o primeiro a assumir a palestra. Apoiando-se na sua experiência pelo espaço aéreo, dentro da cabine de controlo dos aviões, Rui Santos falou do factor humano como aquele que se pode tornar mais vulnerável no que diz respeito à vigilância e ao controlo do tráfego aéreo. “O ser humano é física e psicologicamente vulnerável, podendo ser destabilizado por várias condicionantes que não podem ser totalmente controladas”. Embora isto aconteça, Rui Santos deu a conhecer que, estatisticamente, “a maior parte dos acidentes de aviação acontecem não por razões que tenham a ver com o factor humano ou com factores exteriores, mas por razões organizacionais”. Especialista em segurança na aviação, Ermenando Silva, da empresa ANA (Aeroportos de Portugal) foi o segundo convidado a tomar a palavra. Numa linguagem mais técnica no que diz respeito aos procedimentos de segurança operacional, o perito da ANA alertou para a importância de uma boa dinâmica entre os mecanismo de comunicação, envolvimento e percepção do risco nos aeroportos portugueses. “Uma cultura de segurança deve ser inerente a todos aqueles que trabalham num aeroporto”. A organização do evento “SESAR- Joint Undertakind” contava ainda com a participação de António Guerra, da empresa portuguesa de controlo do trafego aéreo, a NAV, mas a sua participação foi inesperadamente cancelada. Sobrou mais tempo para as perguntas dos estudantes aos restantes convidados. Apesar do inconveniente, a forte afluência de estudantes no evento fez com que este se realizasse com sucesso. No final, os alunos contaram com um profissional na área de controlo do tráfego aéreo, que assistia à conferência e aceitou esclarecer algumas dúvidas aos estudantes. |
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