Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Antigos alunos da UBI representam Portugal na América
Eduardo Alves · quarta, 16 de janeiro de 2013 · @@y8Xxv A única empresa portuguesa a marcar presença numa das principais feiras de tecnologia do mundo nasceu através do trabalho de dois antigos alunos da Universidade da Beira Interior. Las Vegas foi mais uma vez o palco para mostrar a tecnologia portuguesa. |
A empresa dos dois antigos alunos da UBI foi a única a representar Portugal em Las Vegas |
21973 visitas Os trabalhos que Pedro Veloso e Hugo Marques foram desenvolvendo “um pouco por curiosidade e desafio”, nos últimos anos de faculdade deram, anos depois, lugar a uma das maiores empresas de criação de software para a área da fotografia profissional. Estes dois antigos alunos de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior são os fundadores da “Areal-Media”. Esta foi a única empresa a estar presente na Consumer Electronics Show, que teve lugar em Las Vegas, nos Estados Unidos da América, na passada semana. A presença naquela que é considerada por muitos, a maior feira de tecnologia do mundo, espelha bem a potencialidade da empresa dos dois engenheiros, com sede em Braga. Pedro Veloso explica que foi na UBI que começaram a nascer as primeiras ideias de trabalhar na área da Internet e na criação de produtos informáticos. Foi também nos corredores da academia beirã que os dois alunos começaram a sua amizade e as suas parcerias, criando sites para a Philips de Ovar ou para o Hospital de São Marcos, em Braga. Os dois empreendedores acabaram por apostar nas novas tecnologias e dedicaram-se à criação de ferramentas informáticas que pretendiam dar resposta a vários sectores de atividade, “como é o caso do imobiliário, automóvel e fotografia profissional”. Se as duas primeiras áreas acabaram por sofrer um retrocesso devido à crise conjuntural, a fotografia profissional acabou por acolher muito bem as soluções propostas pela “Areal-Media”. Foi precisamente as mais recentes inovações introduzidas no software de paginação de fotografias que estiveram em destaque na feira norte americana. A empresa totalmente portuguesa está agora entre as cinco maiores, na sua área, em todo o mundo. Pedro Veloso sublinha que desde a fundação da “Areal-Media”, em 2004, até hoje, um dos momentos de viragem deu-se em 2009, ano em que os mentores desta entidade marcaram presença no certame tecnológico e decidiram-se pela internacionalização da marca. Atualmente, 95 por cento da faturação desta entidade é feita no estrangeiro., a presença neste tipo de certame “é de extrema importância”. Para além de servir de montra às capacidades das várias entidades presentes “acaba por ser também uma plataforma de contacto com os nossos clientes ou potenciais utilizadores”. Estes fornecedores de software no sector de laboratórios de impressão profissional estão já implantados nos cinco continentes. Depois da posição reforçada no último mês nos continentes europeu e americano, com a presença no Reino Unido, Malta e México, a “Areal-Media” marca mais recentemente a sua posição na Túnisia e também no Vietname. O principal produto desta empresa passa então pelo “ADIGITALBOOK”, software através do qual qualquer utilizador poderá criar álbuns digitais, bem como elaborar calendários, foto brindes, telas, entre muitos outros produtos criativos. O software encontra-se desenvolvido na versão online e na versão desktop, funcionando tanto em Windows ou Mac e agora também em versão para iPhone e iPad. |