Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Lição sobre a metodologia da interação
Carina Ferreira · quarta, 16 de janeiro de 2013 · @@y8Xxv Uma conversa aberta sobre as regras do processo sociológico foi o tema que esteve em cima da mesa na sala dos conselhos. Dentro desse processo abordaram-se questões como a matriz de olhares e comportamentos na qual os indivíduos se estudam nas relações que estabelecem entre si e o mundo à sua volta. |
À conversa com Adriano Duarte Rodrigues sobre o processo sociológico na sala dos conselhos |
21980 visitas As primeiras palavras de Adriano Duarte Rodrigues foram dedicadas ao curso de comunicação da UBI onde em 1989 esteve envolvido nas primeiras pós-graduações, referindo que também foi aqui que descobriu coisas. Já antes, durante a apresentação do convidado, António Fidalgo tinha destacado a importância da participação do professor no desenvolvimento do curso de Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior. Adriano Duarte Rodrigues falou da importância que cabe à linguagem na comunicação e nas características como mutualidade, reciprocidade e reflexibilidade que dotam o ser humano e o diferenciam dos restantes seres vivos. O resultado da complexidade social é fruto da múltipla envolvência das interações ao longo da vida. Foi neste ambiente que Adriano Rodrigues apelou à atenção, à observação e à interação como sendo a forma fundamental para descobrir como funcionam os processos de comunicação. O indivíduo vive mergulhado nos acontecimentos e por vezes, não se dá conta das coisas que se passam ao seu redor. É nas inter-relações que a linguagem ganha sentido e se descobrem os dispositivos que levam à violação das expectativas. Adriano Duarte Rodrigues referiu que é no quadro de experiências que se descobrem os comportamentos dos seres humanos e usou algumas das vivências sociais do seu dia-a-dia para simplificar o tema em discussão. Adriano Duarte Rodrigues, que se jubilou no dia 7 de Abril de 2012, esteve na UBI a convite do doutoramento em Comunicação. |
Palavras-chave/Tags:
|