Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Criatividade é segredo para site municipal eficaz
Tânia de Jesus · quarta, 21 de novembro de 2012 · O Web City Marketing promete melhorar a identidade e a marca das cidades, permitindo-lhes captar turistas e investidores. |
Hugo Lopes apresenta dissertação de mestrado |
21974 visitas Todas as cidades, independentemente, da dimensão e dos recursos, podem dar a conhecer-se de forma eficaz através dos próprios sites. Foi esta a ideia transmitida por Hugo Lopes, na apresentação da sua tese de mestrado – Web City Marketing -, que ocorreu no passado dia 14, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI. Segundo assegura o autor, a qualidade de um site municipal não é assegurada pelos recursos financeiros empregues mas sim pela criatividade e eficácia na implementação das estratégias de marketing. Hugo Lopes defende que “se uma marca tem no Facebook 30 mil fãs, as cidades, que são emocionalmente mais ligadas às pessoas, podem ter muitos mais”. O investigador considera assim que as redes sociais podem ser uma ferramenta útil para os municípios divulgarem os seus eventos, interagirem com a comunidade e perceberem as expectativas e necessidades dos próprios cidadãos. A Covilhã encontra-se em 5º lugar no ranking das 40 pequenas e médias cidades analisadas por Hugo Lopes; contudo, este acredita que é possível melhorar. “A Covilhã precisa de desenvolver mais o seu site, disponibilizando neste informações fulcrais que visem captar novos investidores”, reitera. Hugo Lopes justifica que foi o facto de ter vivido sempre em cidades e de ter um especial interesse pela dinâmica destas que o levou a escolher este tema como o mote da sua investigação. A dissertação obteve a classificação final de 18 valores, algo que o investigador confessa não ser o mais importante. “O fundamental é que o conhecimento gerado, com esta investigação, possa ser aplicado na prática com benefícios para as cidades e em sentido lato para o próprio país”, evidencia Hugo Lopes.
|
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|