O pavilhão desportivo da escola secundária Quinta das Palmeiras reuniu na tarde de sexta-feira cerca de 140 jovens e seniores que puderam fazer um rastreio da glicemia capilar, uma aula de ginástica e ainda um logotipo humano alusivo ao Dia Mundial da Diabetes.
Ao chegarem, as pessoas eram encaminhadas para o rastreio da glicemia capilar realizado pela equipa de enfermagem da consulta externa do hospital Pêro da Covilhã. Seguiu-se uma aula de ginástica com exercícios adaptados a pessoas com diabetes, dividida em duas partes: uma de exercício e outra de flexibilidade e relaxamento, como nos explicou Romeu Mendes, director técnico do programa Diabetes em Movimento. Romeu Mendes disse ainda que esta iniciativa “é um dia de festa e de reencontro para os participantes, pois muitos não saem de casa, por problemas de saúde”.
A aluna de mestrado em Ensino de Desporto na Universidade da Beira Interior, Mariana Domingues, participa no programa Diabetes em Movimento há dois anos e confessa que estas iniciativas permitem o convívio entre um grupo de pessoas com o mesmo problema, fazendo com que se sintam melhor.
Uma das participantes, Filomena Matos, confessou que este programa “é muito bom para o convívio, para além de participar na aula de ginástica que nos faz muito bem à diabetes, é saudável e aumenta-nos a auto-estima”. Após a aula de ginástica, os professores e alunos da escola secundária Quinta das Palmeiras organizaram um logotipo humano com todos os intervenientes. É de destacar ainda que o rastreio da glicemia era dinâmico, ou seja, depois da aula, os participantes foram “picar” novamente o dedo para confirmarem que o exercício faz baixar a glicemia.
O programa Diabetes em Movimento é uma parceria entre as universidades da Beira Interior e Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo como objectivos promover a investigação, formar alunos e servir a comunidade