O Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde foi o palco escolhido para um grande debate em torno da saúde. O futuro do sistema nacional esteve no centro de mais uma atividade do Núcleo de Alunos de Medicina (MedUBI), que estão a celebrar dez anos de vida.
Ao longo de todo o dia, médicos, investigadores, alunos e deputados debateram esta temática central da sociedade portuguesa através da realização de palestras e mesas redondas. “Medicina e Saúde numa sociedade em mudança”, “Qual o preço da saúde”, “Sistema Nacional de Saúde – que futuro?”, “Gerir em tempo austeridade”, “Que exercício para o futuro da medicina?” e “A importância da experiência externa na carreira médica” foram as temáticas orientadoras do dia de trabalho.
Um momento em que estiveram presentes também dois deputados da Comissão Parlamentar de Saúde. Uma mesa redonda onde se fez sentir os constrangimentos atuais do sector e as principais mudanças que têm vindo a ser registadas com os cortes orçamentais no setor. Para além desta temática, um dos pontos de diálogo foi o do futuro dos profissionais.
Com uma plateia composta maioritariamente por alunos de medicina, os futuros médicos tiveram assim uma oportunidade de dialogar sobre os desafios dos próximos tempos no sector da saúde e também as possíveis alterações ao Serviço Nacional de Saúde.
O leque de oradores acabou ser representativo de vários ramos da área da saúde e de um conjunto diversos de instituições de ensino. Uma forma de promover o diálogo entre os profissionais desta área e relatar algumas experiências dos vários representantes dos sectores da saúde.
De entre as linhas gerais, destaque para a importância do Sistema Nacional de Saúde português e quais as possíveis alterações ao mesmo. A forma de gestão das unidades hospitalares e o desenho de planos futuros para a sustentabilidade dos serviços e cuidados de saúde prestados às populações ganharam destaque ao longo da jornada de trabalho.
Uma das atividades também promovidas pelo Núcleo de Estudantes de Medicina foi a palestra de João Lobo Antunes. No auditório amarelo da faculdade, a academia ouviu o conhecido neurocirurgião falar sobre a sua experiência enquanto médico, mas também enquanto escritor. Um evento que serviu também para assinalar os primeiros dez anos de atividade do MedUBI.