Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Segurança versus Desenvolvimento
Rita Simões · quarta, 7 de novembro de 2012 · @@y8Xxv Alunos de todos os cursos da Universidade da Beira Interior tiveram a oportunidade de perceber que há uma renovação dos conceitos relacionados com segurança e desenvolvimento de acordo com o tempo, espaço e ambiente internacional" |
Ramon Blanco a apresentar o tema subordinado à aula aberta: Desenvolvimento e Segurança |
21982 visitas Desenvolver a capacidade crítica dos alunos de Mestrado em Relações Internacionais foi o objectivo da aula aberta realizada no passado dia 2 de novembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI. “Segurança e Desenvolvimento: da Divergência à Simbiose” foi o tema discutido pelo professor convidado e doutorando em Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Ramon Blanco. A aula permitiu mostrar aos alunos da área que discutir temáticas como a da Segurança e Desenvolvimento é fulcral perante o panorama internacional contemporâneo. É essencial falar nestas duas dinâmicas “porque cada vez mais nós vemos na narrativa internacional que são conceitos centrais no desenrolar das relações internacionais”, explica Ramon Blanco. Para o docente, é importante que os alunos compreendam que estas duas noções nem sempre se relacionaram, pois “enquanto no período da Guerra Fria havia um entendimento muito limitado destas duas dinâmicas, hoje em dia ambas têm uma componente muito mais alargada”, afirma Blanco. No cenário de Guerra Fria não era possível falar nestes dois conceitos como um todo, mas hoje “é quase impossível falar de desenvolvimento sem falar de segurança e vice-versa,” afirma Ramon Blanco, acrescentado ainda que “se antes as noções de relacionavam apenas com o Estado, hoje a preocupação é o individuo”. É com base nestas dinâmicas da Segurança e Desenvolvimento que se pode falar em Paz enquanto objectivo de ambas as noções. Actualmente observa-se que “há uma narrativa em que ambos os conceitos são essenciais para a transformação dos conflitos violentos e para a construção de uma paz duradoura nas localidades de conflito violento”, conclui Ramon Blanco. Esta aula que iniciou um ciclo de aulas abertas que se realizarão todas semanas até ao final do semestre, permite “enriquecer o mestrado de Relações Internacionais” em termos de conteúdos, pois “esta área científica ainda está um pouco carente em termos de professores, e para aguentar o mestrado nesta área específica do conhecimento recorri a professores convidados para tentarem contribuir com o seu conhecimento”, explica Teresa Cierco, directora do Mestrado de Relações Internacionais na UBI. Para a aluna de mestrado Sofia Andrade, estas sessões são úteis porque “só os professores não conseguem dar uma visão concreta de todo o tipo de áreas das relações internacionais”. Este ciclo iniciou-se com uma aula subordinada ao tema da Segurança e Desenvolvimento cujo objectivo principal é “colocar questões, confrontar ideias e fazer interligação de alguns argumentos, e assim desconstruir algum senso comum que ainda impera muito nestes alunos”, afirma Teresa Cierco. Da mesma opinião partilha Sofia Andrade, que considera que nas aulas se desenvolvem debates “que ajudam a aumentar o espírito crítico dos alunos e de certa forma também a curiosidade em relação aos temas discutidos”. Já Pedro Alves, também aluno de Mestrado em Relações Internacionais, vê de maneira diferente este tipo de iniciativas. “É certo que aprofundam sempre qualquer coisa mas pouco ou nada aprendi com esta aula porque isto é matéria repetida de disciplinas que tive enquanto aluno de Licenciatura de CPRI”. A iniciativa, que se insere no âmbito da unidade curricular “Seminário de Investigação I”, consiste em discutir diversos temas relacionados com a área das Relações Internacionais de acordo as diferentes perspectivas dos professores convidados. As aulas irão realizar-se todas as sextas-feiras a partir das 14h00, na sala 7.05 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Além de servirem como método de avaliação para os alunos de mestrado, estão igualmente abertas a qualquer aluno da instituição. Teresa Cierco adianta que esta semana a aula aberta será subordinada ao tema “Nacionalismos”. |
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
|